Trânsito

Alerta da falta de combustíveis começa a impactar no abastecimento de veículos em Caxias do Sul

Foto: Petrobras/divulgação
Foto: Petrobras/divulgação

A dificuldade fornecimento de combustíveis para o mês de novembro, divulgada pela Petrobras nos últimos dias já está impactando no abastecimento de veículos na Serra Gaúcha.

Nesta sexta-feira (29), O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul, divulgou um comunicado interno solicitando um abastecimento urgente dos veículos da autarquia para evitar que haja a paralisação da frota movida a diesel.

Conforme a informação recebida pela Seção de Transportes, a unidade da rede de postos que atende o SAMAE , e faz os abastecimentos de seus veículos, só têm estoque de óleo diesel disponível para apenas mais dois dias e sem previsão de chegar novo carregamento.

Entenda:
Após a Petrobras ter confirmado que não conseguirá atender todos os pedidos de fornecimento de combustíveis para novembro, distribuidoras e agentes do mercado passaram a alertar para o risco de desabastecimento de gasolina e diesel no país.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíeis (ANP) afirma que não vê indicação de desabastecimento “nesse momento” e que “adotará, caso necessário, as providências cabíveis para mitigar desvios e reduzir riscos”.

Analistas e representantes do setor afirmam que há, sim, um risco potencial desabastecimento e de preços ainda mais caros nas bombas, uma vez que o Brasil não produz o volume de combustíveis necessário para abastecer o país, dependendo de importações, e que a atual política de preços praticada pela Petrobras desestimula a importação de combustíveis por agentes privados, uma vez que os preços no mercado internacional estão mais caros que no mercado doméstico.