A rua ladeada pela igreja e a praça de Galópolis ficou lotada na tarde deste domingo (21.01) para a realização dos Jogos Coloniais. A competição, que está completando 30 anos, faz parte da programação da Festa da Uva. Antes do início das provas o público cantou e dançou com a animação do grupo Girotondo. Uma simulação da prova cabo de guerra foi feita com as crianças presentes e depois teve a adesão de alguns adultos, o que garantiu muitas risadas do público que assistia.
“Os Jogos Coloniais são a Festa da Uva marcando presença no interior. É uma grande tradição. Convido a todos aqui para também estarem conosco no evento de 15 de fevereiro a 3 de março”, frisou a prefeita em exercício e diretora de Integração Regional da Festa, Paula Ioris, que também ajudou na demonstração da prova de arremesso de queijo, junto com a rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho.
O secretário de Esporte e Lazer e diretor de Esportes da Festa da Uva, Gabriel Citton, comemora grande participação do público do distrito.
“Começamos com o pé direito aqui em Galópolis. Muita gente na rua, mais do que na última Festa. Voltamos com força total. Os Jogos Coloniais é a forma da Festa da Uva estar nas comunidades e também é uma competição. Quem sabe a comunidade não pode trazer pra cá 10 mil reais para a escola aqui de Galópolis?”, provocou.
Citton se referiu ao prêmio da equipe vencedora da última etapa, a ser realizada em 3 de março, às 14h, n o Centro, na Rua Sinimbu. Quem vencer leva R$10 mil, que serão destinados a uma escola municipal ou estadual de sua comunidade. As equipes que conquistarem 1º,2º e 3º lugar recebem também uma medalha e a grande vencedora recebe um troféu.
Nesta edição, a competição conta com 13 modalidades: fazer bigoli (massa), debulhar milho, corrida de trator, amassar uva, mini 48 (bochinha), arremesso de queijo, corrida de cariola, toma que é de uva (prova inédita que consiste em tomar 300ml de suco de uva no menor tempo possível), jogo da panòcia (debulhar milho), carreto de cucagna, chute na mastela (infantil), corrida de saco (infantil) e mais uma prova surpresa.
Para participar é simples. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas com antecedência pelos telefones (54) 99183-8166 e (54) 3207-1133 ou diretamente no local das provas.
A etapa que seria realizada neste final de semana na Linha 40 precisou ser adiada e terá uma nova data ainda não definida.
Os Jogos Coloniais tem patrocínio de Sicredi Pioneira, Orquídea Alimentos, Sorvelândia, Café Bom Jesus e Super Andreazza, além de apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Agrimar.
Próximas etapas
- São Luís da 6ª Légua – 27 de janeiro (sábado) às 15h30 – Campo de futebol
- Criúva – 28 de janeiro (domingo) às 15h30 – Em frente do salão comunitário
- Forqueta – 3 de fevereiro (sábado) às 15h30 – Em frente à igreja matriz
- Fazenda Souza – 4 de fevereiro (domingo) às 15h30 – Em frente à igreja matriz
- Santa Lúcia do Piaí – 11 de fevereiro (domingo) às 9h30 – Em frente à igreja matriz
- Vila Oliva – 11 de fevereiro (domingo) às 15h30 – Em frente à igreja matriz
- Vila Cristina – 17 de fevereiro (sábado) às 15h30 – Campo de futebol
- Bairro Desvio Rizzo – 18 de fevereiro (domingo) às 15h30 – Lagoa do Rizzo
- Ana Rech – 25 de fevereiro (domingo) às 9h30 – Na rua coberta
- Vila Seca – 25 de fevereiro (domingo) às 15h30 – Em frente à igreja matriz
- Paralimpíada – data a definir – Enxutão
- Linha 40 – data a definir – Em frente à igreja matriz
- Final – 3 de março (domingo) às 14h – Rua Sinimbu