Bento Gonçalves

Aida Alimentos afirma desconhecer motivo da ação do Ministério Público

Empresa Aida desconhe os motivos da ação do M.P.(Foto: Dariano Moraes)
Empresa Aida desconhe os motivos da ação do M.P.(Foto: Dariano Moraes)
Empresa Aida desconhece os motivos da ação do M.P.(Foto: Dariano Moraes)

A ação do Ministério Público de defesa do consumidor e o Grupo de Atuação Especial de Combate de Crime Organizado cumpriu três mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira, 29, em Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Anta Gorda envolvendo dois frigoríficos e um matadouro.

As empresas investigadas Aida Alimentos, Matadouro Gavazzoni e R. Moretto são acusadas de associarem-se para cometer crimes contra a saúde pública através de adição de amido e Carne Mecanicamente Separada (CMS), além de compra de produto de péssima qualidade para a fabricação dos produtos da empresa Aida, o que torna os produtos impróprios para o consumo humano.

O objetivo das incursões do Ministério público foi localizar embutidos alterados e produtos químicos utilizados de forma irregular, além de documentos e equipamentos eletrônicos.

Em nota, a empresa Aida Alimentos Ltda afirma desconhecer os motivos que levaram o Ministério empreender tais ações. Destaca a tradição de 90 anos oferecendo produtos de qualidade. “a empresa está consolidada junto ao mercado estadual desde 1995 e durante este período nunca foi alvo de investigação de qualquer ordem, estando aberta a todos os esclarecimentos e informações necessárias”.

O Matadouro Gavazzoni, também alvo da ação do Ministério Público, afirma em nota que além de utilizar a carne para seus produtos é fornecedora de matéria-prima para outras empresas e, por tanto, segue um rígido controle de qualidade da produção e dos produtos. “A empresa adota medidas na linha de produção, entre elas as mais rigorosas práticas de higiene, manipulação, conservação e controle de seus produtos de forma a assegurar sua qualidade, atendendo às exigências legais nacionais”.

A empresa R. Moreto até a publicação deste post não se pronunciou

Leia as notas de esclarecimentos na íntegra da Aida Alimentos Ltda e Matadouro Gavazzoni

Aida Alimentos Ltda

A Aida Alimentos Ltda vem a público manifestar-se acerca da investigação ocorrida nas dependências da empresa no dia 29/05/2018, liderada pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. A empresa informa ter cooperado com a autoridade policial e fiscalizatória, fornecendo produtos, materiais e documentos para auxiliar nas verificações. Há mais de 90 anos oferece alimentos de qualidade aos seus consumidores, sempre comprometida com o fornecimento adequado dos seus produtos.

Att

Mauro Gasperin / Janaína Gasperin / Mariana Gasperin

Diretores- Aida Alimentos Ltda.

 

Matadouro Gavazzoni

Com 23 anos de sólida e reconhecida atuação no mercado de alimentos, o Matadouro Gavazzoni produz carne e produtos industrializados de origem da carne suína. A empresa tem criação de suínos própria e abatedouro para padronizar a qualidade de seus produtos.

Além de utilizar a carne para seus produtos, é fornecedora de matéria-prima para outras empresas. Sempre seguindo um rígido controle de qualidade da produção e dos produtos.

A empresa Matadouro Gavazzoni tem como prática a produção de Alimento Seguro, assegurando a qualidade dos produtos fabricados perante os consumidores e órgãos governamentais. A empresa adota medidas na linha de produção, entre elas as mais rigorosas práticas de higiene, manipulação, conservação e controle de seus produtos de forma a assegurar sua qualidade, atendendo às exigências legais nacionais.

A empresa tem um controle interno de qualidade e ainda conta com a Inspeção Sanitária da CISPOA, órgão do Ministério da Agricultura, sempre supervisionado por um profissional qualificado que atua dentro da empresa periodicamente.

Informamos que a empresa não possui em seu portfólio de produção produtos que possam oferecer algum risco para a saúde pública, tais como adição de amido, Carne Mecanicamente Separada (CMS), assim como não existe a comercialização de produtos com características impróprias para consumo, como carnes vencidas, com alguma alteração em seus rótulos ou acondicionadas de forma imprópria.

Reiteramos também que não há qualquer vínculo ou existência de problemas da empresa junto ao Ministério Público. Cabe salientar, ainda, que a empresa está consolidada junto ao mercado estadual desde 1995 e durante este período nunca foi alvo de investigação de qualquer ordem, estando aberta a todos os esclarecimentos e informações necessárias.

Por fim, a empresa informa que não está operando desde 25.05.2018 até a presente data devido à greve dos caminhoneiros e que, por esse motivo, não estava atendendo a telefonemas e nem respondendo e-mails.

A diretoria.

Flores da Cunha, 29 de maio de 2018.