Moradores do bairro Sagrada Família viveram uma situação incômoda no início da noite desta sexta (26), em Caxias do Sul. Após o rompimento de uma adutora, localizada na rua Conselheiro Dantas, quase no cruzamento com a rua Olinto Sanmartin, a água acabou invadindo as residências, causando prejuízos às famílias.
A tubulação já havia rompido na madrugada desta sexta, mas fora reparada pelas equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Porém, a situação se complicou quando a adutora estourou novamente no final da tarde de sexta. Uma cratera se abriu na via, provocando inclusive a queda parcial de veículos no local, causando danos também aos automóveis. Para cessar os incidentes, foram posicionados contêiners de lixo próximo ao buraco, com o objetivo de sinalizar aos motoristas.
Com a via já danificada, os moradores também colocaram pedras e pedaços de madeira para tentar conter um pouco a água que começou a vazar pela via, mas não foi o suficiente. A água tomou força e começou invadir as casas nos terrenos abaixo.
Após intervenção da reportagem do Portal Leouve e Rádio Viva 94,5 FM, representantes do Samae estiveram no local juntamente com as equipes de reparo. Segundo a assessoria de imprensa do Samae, a motivação para o novo incidente será investigada. O abastecimento realizado pela ETA Parque da Imprensa na região foi suspenso para os procedimentos no local, com normalização após os trabalhos.
“Um reparo foi realizado pela manhã nesse ponto. A equipe fará a nova avaliação para entender exatamente por que ainda tem vazamento d’água no local. Não conseguimos enxergar a tubulação, então precisamos fazer a sucção para poder verificar o que aconteceu”, explicou a assessora de imprensa do Samae, Andreia Copini.
Segundo a autarquia, o reparo será finalizado ainda na noite desta sexta.
Nota oficial do Samae
“O Samae informa rompimento de rede adutora de água na rua Conselheiro Dantas, em frente ao número 441, bairro Sagrada Familia, por volta das 18h15min desta sexta-feira (26/04). Com a pressão, a água acabou entrando em duas residências. No momento equipes trabalham no conserto da tubulação de fibrocimento, enquanto outras auxiliam na limpeza das casas. Também foi acionada a comissão de danos que está fazendo o levantamento dos prejuízos para posterior indenização. O bairro está sem abastecimento.”
Fotos: Andreia Copini/Samae
Mais imagens
(Fotos: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM)