Caxias do Sul inaugurou, na última sexta-feira (02), a agroindústria familiar Agro Quality, de Realda e Reni Sartori, no bairro São Luís 6ª Légua. O empreendimento produz massas caseiras, pães e bolos que são comercializados para clientes, mercados, na feira do agricultor e no ponto de safra. A família também abastece mercados institucionais através da Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (Caaf), da qual é sócia.
A gerente regional da Emater/RS-Ascar na cidade, Sandra Dalmina, lembrou que a agroindústria familiar é uma das ações prioritárias da entidade, e que a região da Serra Gaúcha é a que tem o maior número de empreendimentos no Estado. Segundo ela, isso se deve a vários fatores, como o apoio de entidades, leis municipais que incentivam a legalização desses empreendimentos, a assistência técnica da Emater, o empreendedorismo das famílias rurais e o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), que é um programa de Estado que existe desde o ano 2000 e que oferece benefícios para os agricultores.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, disse que o município quer fortalecer o segmento das agroindústrias familiares e está trabalhando para ter uma legislação que diminua a burocracia e facilite a legalização dos empreendimentos. “Não podemos fiscalizar uma agroindústria com o mesmo olhar que a gente olha um frigorífico novo de um grande grupo econômico”, ressaltou. Ele também lembrou que no dia 17 de dezembro o município irá inaugurar mais uma agroindústria familiar e no ano que vem outras.