Duas agroindústrias de Farroupilha, a Antenor Araldi, que comercializa salames, e a Queijaria Somacal, participam da 27ª Expotchê, em Brasilia. A feira começou no dia 7 deste mês e termina no próximo domingo (16). A feira tem como objetivo promover a cultura gaúcha em outros territórios. O foco está em produtos como couro, lã, malhas, calçados, a culinária gaúcha, vinhos, chocolates, queijos, salames, entre outros. São cerca de 300 expositores (em sua maioria do Rio Grande do Sul) que ocupam uma área média de 27 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.
De acordo com o proprietário da Agroindústria Araldi, Liciano Krindges, poder expor fora do estado demonstra a quebra de barreiras da agricultura gaúcha.
“Participar da Expotche é uma grande oportunidade para mostrar tudo que é feito no Rio Grande do Sul para o resto do Brasil, entre elas a nossa marca, que já havia sido premiada como o melhor salame do estado em 2018. Poder trazer esse produto para Brasilia e apresentar para quem reside aqui é muito bom. Além, claro, de fechar parcerias para podermos expandir nosso negócio para fora do estado”, disse.
Em 2019, 16 empreendimentos da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul participarão da Expotchê com o apoio do SEBRAE-RS e da FETAG-RS. São agroindústrias de Farroupilha, Flores da Cunha, Antônio Prado, entre outras. Ainda de acordo com Krindges, a previsão é que as vendas atinjam 90% dos produtos expostos.