O agricultor José Conte, da comunidade São Lourenço, em Vila Flores, surpreendeu-se ao colher uma batata-doce de 5,5kg em sua propriedade. Ele conta que adquiriu a muda de batata-doce através da campanha que a Emater/RS-Ascar faz no município. Foi uma dessas mudas obtidas pelo agricultor que gerou a hortaliça gigante.
Desde 2017 a Emater/RS–Ascar realiza na cidade uma campanha anual. O objetivo é distribuir mudas de qualidade, boa sanidade e com ótima produtividade, motivos pelos quais o interesse cresce a cada ano. Além de possibilitar a multiplicação, garante renovação das mudas que as famílias já possuem.
Ações como estas estimulam a produção de alimentos para autoconsumo com base na segurança alimentar, além de possibilitar a geração de renda para as famílias rurais.
A batata-doce é da variedade BRS Cuia, desenvolvida pela Embrapa e que produz em média 40 t/ha, podendo chegar a uma produtividade de 60 t/ha. Além da BRS Cuia, é possível obter na campanha mudas das variedades BRS Rubissol e BRS Amélia, Beuregard e Gaita. Neste ano foi feito um pedido de 573 mudas para 17 agricultores.