Caxias do Sul

Aeroporto Hugo Cantergiani entra na mira das privatizações do Governo do Estado

Aeroporto Hugo Cantergiani entra na mira das privatizações do Governo do Estado

O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani entrou no mapa de planejamento das parcerias público-privada (PPPs) do Governo do Rio Grande do Sul. A pauta foi discutida durante reunião no final da semana passada, entre representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Governo do Estado. Além do aeroporto, as PPPs preveem incluir rodovias, hidrovias e instalações portuárias.

Os estudos para privatizações dos empreendimentos surgiram a partir de um pedido do grupo MobiCaxias entregue aos representantes do Piratini. O governo estadual avaliou de forma positiva as opções que a estrutura do Hugo Cantergiani pode permitir, pois seria necessário realizar uma alargamento na pista, além de melhorias no terminal e no pátio de aviões.

Em vista que está sendo estudada a construção de um novo aeroporto em Caxias do Sul, as reformas e ampliações das instalações já existentes são consideradas de menor complexidade.

Também estão na mira das PPPs, o aeroporto de Rio Grande, Passo Fundo e Santo Ângelo. Porém, ainda é necessário uma análise da diretoria de desestatização do BNDES, que solicitou uma pesquisa sobre a malha aérea do estado e dados sobre as instalações citadas pelo Governo.