Caxias do Sul

Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, registra alta de passageiros

Em comparação aos primeiros meses do ano passado, número de passageiros duplicou em 2023

Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, registra alta de passageiros
Foto: Lucas Marinho/Reprodução

O terminal do Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, registrou alta na movimentação de passageiros durante o primeiro quadrimestre de 2023, se comparado aos números da mesma época do ano passado. Entre janeiro e abril de 2023, 99.300 pessoas transitaram pelo aeródromo. O incremento é 111% superior ao total de passageiros do primeiro quadrimestre de 2022: 46.954. Também representa mais de 40% da demanda total de passageiros de 2022, quando 221.449 pessoas utilizaram o aeroporto. Os dados, divulgados pelo poder Executivo caxiense, abrem expectativa de quebra do recorde anual histórico de passageiros, que remonta a 2019, quando o Hugo Cantergiani atingiu o pico de 240.000 passageiros.

O principal fator para o aumento de passageiros, segundo a administração, foi a quantidade de novas operações. No primeiro quadrimestre do ano passado, o aeródromo possuía apenas dois voos. Atualmente, são quatro voos diários, divididos entre as companhias Azul, Gol e Latam. Nesta semana, a Azul passou a utilizar um novo avião de maior capacidade no trecho entre Caxias do Sul e Campinas, em São Paulo. Além disso, a Gol, que opera voos para Guarulhos, anunciou o retorno da operação entre Caxias e o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Houve voos entre as duas cidades no início do ano e, agora, a operação será retomada a partir de junho.

Maurício Loreto D’Ávila, diretor do terminal, avalia o resultado.

“Com as carências constatadas nos transportes rodoviário e ferroviário, a aviação vem se tornando alternativa para o desenvolvimento nacional. O transporte aéreo está se tornando ágil, eficiente e traz segurança. No contexto, a aviação regional tem papel importante no desenvolvimento do país, promovendo a integração entre a cidade grande e o interior, alavancando oportunidades e negócios”, destaca.

Atualmente, além da aviação comercial, o Aeroporto Hugo Cantergiani é responsável por transporte de órgãos e enfermos. O terminal também está habilitado para pousos de aeronaves particulares, nas quais podem estar autoridades e delegações de atletas.

Administradora integral

Após um longo processo, enfim a prefeitura de Caxias do Sul se tornou a administradora integral do Aeroporto Hugo Cantergiani. Com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a solenidade de outorga, que até estava com o Estado, ocorreu na última sexta-feira (28).

Na oportunidade, Eduardo Leite ressaltou a importância do momento e do desenvolvimento da aviação regional. “Este convênio de delegação para o município, deste aeroporto, facilita justamente toda a operação neste processo que vem aí de migração para o novo aeroporto de Vila Oliva”, revelou o governador.

A autorização para que Caxias do Sul se tornasse a única administradora do Hugo Cantergiani foi dada em 24 de março, quando a administração municipal recebeu o sinal positivo do Governo Federal por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroportos.