A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concluiu o processo de tornar público o Aeroporto Municipal de Bento Gonçalves. O espaço, sob administração da Prefeitura local, deixa de ser registrado como um equipamento da iniciativa privada para se tornar um espaço público, apto a receber investimentos federais.
A formalização desse processo será divulgada nos próximos dias no Diário Oficial da União, o que abrirá portas para investimentos em voos comerciais, serviços de táxi aéreo e outras melhorias.
Desde a inauguração da pavimentação asfáltica da pista de pouso e decolagem, em 2016, Bento Gonçalves aguarda a oportunidade de receber voos comerciais. Nesta semana, foram concluídas as obras do terminal de passageiros do aeródromo, localizado no bairro São Vendelino.
Conforme o senador Luís Carlos Heinze (PP), essa transição para a administração pública abrirá novas oportunidades de negócios para a Serra Gaúcha. Segundo ele, o investimento da União é essencial para explorar todo o potencial do aeródromo.