Caxias do Sul

Aedes aegypti: sobe para 25 o número de focos encontrados em Caxias do Sul

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Subiu para 25 o número de focos do Aedes aegypti encontrados em Caxias do Sul. O último criadouro do mosquito responsável por transmitir dengue, zika vírus e febre chikungunya, foi localizado pelos agentes de combate às endemias em uma residência no bairro Esplanada, dentro de um balde, durante visitas de rotina.

Nove bairros ou loteamentos do município concentram os focos do Aedes. São eles: Alvorada (6), Bela Vista (1), Desvio Rizzo (1), Esplanada (8), Mariani (1), Presidente Vargas (2), Salgado Filho (1), Santa Lúcia Cohab (4) e Nossa Senhora das Graças (1). O número deste ano já supera o total notificado em 2018 (17).

Rogério Poletto, coordenador da Vigilância Ambiental da SMS, salienta que o apoio da população é o principal reforço na luta contra o mosquito.

“A atuação da população é indispensável para evitar os criadouros. Precisamos da ajuda da comunidade para evitar a proliferação do inseto. Temos que eliminar de nossas casas e pátios todo recipiente ou sucata que permite o acúmulo de água”, afirma.

Dicas de prevenção

Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;

Recolher o lixo do pátio;

Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;

Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva; ou encaminhar ao Ecoponto da Codeca (tem custo de R$ 1,65 por pneu, para o morador que entregar o pneu seco na Codeca);

Tampar caixas d’água;

Colocar telas milimétricas em caixas d’água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;

Limpar as calhas;

Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água;

Eliminar os pratinhos das plantas.