Foi com uma canoa e um remo que Guaraci Fiorini Neto, 44 anos, se viu na obrigação de fazer o bem. O advogado, residente do município de Estrela, no Vale do Taquari – uma das regiões mais atingidas pelas chuvas do Estado – foi buscar com uma canoa de remo sua esposa, que estava ilhada em um ponto da cidade. “Ela não estava lá. Quando eu voltava, vi um monte de pessoas desesperadas pedindo minha ajuda para resgatar idosos, uma família, depois cachorros”, conta.
Guaraci conta que ficou cerca oito horas na canoa ajudando os moradores da região: “Fiquei das 10h até as 18h resgatando pessoas de pontos alagados. Depois que tirei as pessoas com maior prioridade, ajudei outros moradores a se deslocarem pela cidade. Na canoa, eu podia transportar até uma pessoa por vez. Eu estava bem limitado, mas ainda sim, fez a diferença para ajudar”.
Além de resgatar essas 12 pessoas, o advogado não mediu esforços para ajudar até os animais. Cerca de 9 cachorros foram resgatados por Guaraci nas casas que estavam alagadas. Em uma delas, um senhor idoso quase se afogou para ajudar os amigos de quatro patas. “Eu levei um senhor que estava agrupando os sete cachorros dele. Depois que levei ele e a família para uma área segura, voltei para resgatar os cachorros. Todos eles.”
O advogado ressalta que nunca tinha visto algo de uma proporção tão grande na região. “Isso que aconteceu foi algo fora da curva. Em 2020 foi bem feia a situação na cidade, mas nunca como essa. Todo o comércio foi devastado. Que nunca mais se repita”, lamenta. Em julho de 2020, a região de Estrela sofreu com fortes chuvas, atrelado aos impactos de vendavais, que resultou em centenas de famílias desabrigadas e desalojadas.
Guaraci destaca que se sentiu bem em ajudar tantas famílias “ver no rosto das pessoas o sentimento de gratidão em encontrar suas famílias e seus animais chegando em segurança, não tem preço”. O município de Estrela teve mais de 60 ruas interditadas por conta do aumento do Rio Taquari. Mais de 100 famílias estão desalojadas na região.
Texto: Correio do Povo