Em fase de conclusão, a implantação da adutora Marrecas Ana Rech deve abastecer cerca de 30 mil famílias que residem nos bairros Ana Rech, Serrano, Jardim Eldorado e arredores. A previsão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) é que as atividades sejam concluídas em aproximadamente três meses.
As instalações das redes foram executadas ao longo do trajeto de cerca de 1,3 quilômetro e receberam um investimento de R$ 559 mil. A etapa atual da obra, que iniciou em abril deste ano, foi concluída com a travessia da tubulação na avenida Rio Branco na última semana, possibilitando a interligação à adutora já existente.
Após a finalização, as duas redes adutoras passarão a operar em conjunto, ampliando a oferta de água para a região. De acordo com o diretor de planejamento integrado do Samae, Gerson Panarotto, a distribuição de água mudará de fluxo.
“O que mudará é o sentido do fluxo da água, que antes era bombeada a partir da antiga Estação de Tratamento de Água (ETA) Ana Rech. Agora passará a ser distribuída a partir de um novo bombeamento de água do Sistema Marrecas, também em fase final de execução”.
O objetivo é desativar a casa de bombas existente e passar a operar com uma mais moderna, com menor custo de energia, além de maior capacidade de vazão.