Neste ano, a Spa Bicho Feliz completa 9 anos de atuação em Garibaldi salvando a vida de cães e gatos, que sofreram abandono e até maus tratos. No entanto, em fevereiro, a ONG emitiu uma nota em suas redes sociais anunciando o encerramento temporário de algumas de suas atividades. Neste momento, a SPA está com seu canil e gatil lotados e, para poder cuidar de novos animais, precisa realizar a adoção destes que já estão aptos para novas famílias.
Atualmente, são mais de 80 bichinhos sendo cuidados pelos voluntários que matem um canil e um gatil, além do apoio de lares temporários e clínicas parceiras. Os recursos, provenientes de doações realizadas pela comunidade, do tradicional bazar do Spa e de ações desenvolvidas durante o ano, já não são mais suficientes para comportar a demanda que aumenta a cada dia.
De acordo com a voluntária Daniela Pasini, que integra a organização há mais de seis anos, a ONG deveria ser apenas um lar de passagem para os pets poderem se reintegrar a uma nova família. No entanto, alguns dos cães, por exemplo, estão há anos aguardando por um lar.
“Todos os voluntários da SPA apelam para que as pessoas abram seus lares e seus corações; que olhem os animais com outros olhos, não atentando apenas para o seu tamanho, cor ou pelo. Pensem na necessidade deles terem uma família. Adotar é um ato de amor. Adotem para salvar vidas.”, destaca.
Conforme a psicóloga, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Mestre em Psicologia Clínica,, Rafaela Fava de Quevedo a adoção de um pet traz inúmeras vantagens. Estudos apontam que ter um ou mais pets em seu convívio diminui as chances em desenvolver quadros graves de ansiedade e depressão.
“Parece óbvio, mas você se torna mais feliz ao cuidar de um animal de estimação. A troca de carinho e a convivência entre humanos e animais tem como efeito o aumento da produção e liberação de serotonina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e felicidade”, explica a psicóloga. Outro ponto positivo é referente à infância, pois uma criança que tem contato com um animal de estimação tem menos chances de desenvolver alergias e asma, e ainda, contribui para o desenvolvimento de responsabilidade, lealdade, respeito à vida e sociabilidade”, explica Rafaela.
Outro ponto ressaltado pela psicóloga é redescoberta da importância dos animais de estimação nesse período de isolamento social, pois eles representam um papel dentro da casa, tal qual uma pessoa querida.
“Um animal de estimação ajuda na nossa própria organização e regulação emocional. Não há como ficar bravo ou indiferente diante de um gato ronronando, pedindo carinho, ou um cão empolgado te convidando para um passeio no fim da trade. Assim, cuidar de um animalzinho agrega autoestima, pois envolve o conhecimento de ser amado, pois você se dá conta do quanto é importante para a vida do seu pet, e isso faz com que você se sinta mais feliz e importante”.
Conheça alguns dos candidatos à adoção. Seu melhor amigo pode estar aqui: na SPA Bicho Feliz!
Pessoas interessadas em adotar um novo amigo de quatro patas, devem entrar em contato com a ONG, por meio da Página do Facebook. Logo após, os voluntários encaminham uma breve entrevista, com perguntas básicas sobre a rotina do adotante e o local onde o anula ficará. Todos os cães e gatos mantidos pala SPA são vacinados e aptos para adoção.
Saiba mais:
SOS
A falta de conscientização sobre a posse responsável faz com que muitos tutores deixem o animal ter a sua primeira cria. Em seguida distribuem os filhotes sem critérios ou acompanhamento, que depois são descartados nas ruas.
Em Garibaldi, o Departamento de Proteção Animal está vinculado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e tem como propósito zelar pelo bem-estar animal. Entre os objetivos do Departamento está defender e proteger os animais, atuando no controle populacional, com foco no equilíbrio ambiental e buscando desenvolver ações que diminuam o índice de abandono.
Entre as ações do Departamento estão às castrações de cães e gatos fêmeas e fiscalizações por maus tratos. Agendamentos e denúncias podem ser efetuados pelo telefone (54) 3462-8175.