Caxias do Sul

Adote por Amor: em um mês de campanha, mais de 40 animais do canil municipal de Caxias foram adotados

Prefeitura e ONGs comemoram os números muito superiores a média, mas ainda buscam um lar para 654 corações em espera

Foto: Divulgação Campanha
Foto: Divulgação Campanha

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semma), em parceria com as ONGs GAP Grupo de Apoio Pet, HELP Vira Latas, SOS Peludos e Associação VIDA, com apoio da DogSpa e Mimos Pet Shop, promovem a Campanha Adote por Amor. No último sábado, dia 20, a campanha de sensibilização da comunidade para a adoção de 698 animais do Canil Municipal completou um mês. Neste período, já foram adotados 44 animais – 28 cães e 16 gatos.

Uma das voluntárias comemora o número de adoções. “Estamos muito felizes com os números. Eram adotados normalmente cerca de 15 animais por mês. Agora foram mais de 40, o que nos dá fôlego para continuar divulgando cada vez mais a nossa campanha”, avalia uma das representantes do GAP, Aline Rech De Camillis. A Adote por Amor foi bem recebida pela comunidade. “Muitas pessoas se sensibilizaram por meio da campanha e buscaram a adoção no canil. Muitos animais idosos e especiais também tiveram a chance de uma família. Estamos imensamente felizes e motivadas a pelo menos tirar todos os cães das correntes”, informa.

A campanha está das redes sociais das ONGs e no site da Prefeitura, em um link de fácil acesso na capa. No portal, as pessoas tem acesso a fotos e todas as informações de como adotar. “É necessário agendamento para melhor organização das equipes e atendimento e também devido ao protocolo para evitar aglomerações neste momento”, explica o coordenador do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Semma, Paulo César Rodrigues dos Santos. O candidato pode enviar WhatsApp para uma das protetoras das quatro ONGs parceiras. Elas se revezam todos os sábados no atendimento no canil para mostrar os animais aos interessados.

A iniciativa busca a posse responsável. Por isso, a equipe do canil e as protetoras realizam entrevista para identificar o animal que mais se enquadra ao perfil do candidato e se o mesmo tem condições de manter um animal.