Cidades

Adolfo Brito é o novo presidente da Assembleia Legislativa gaúcha

Por acordo de lideranças, a eleição teve chapa única, presidida pelo deputado do Progressistas

Adolfo Brito é o novo presidente da Assembleia Legislativa gaúcha
Foto: Arthur Cipriani/ Grupo RSCOM

O deputado estadual Adolfo Brito (PP) tomou posse como presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) na tarde desta quarta-feira (31). No Plenário 20 de Setembro, ocorreu a sessão solene de eleição e posse da Mesa Diretora para o ano legislativo que se estende de 1º de fevereiro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Por acordo de lideranças, a eleição teve chapa única, presidida pelo deputado do Progressistas. No sistema de rodízio previsto no comando, as quatro maiores bancadas eleitas assumem o cargo por um ano ao longo da legislatura.

Adolfo Brito está no oitavo mandato consecutivo, ele foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1994. Além do presidente, a Mesa Diretora 2024/2025 é composta pelo 1º Vice-presidente: Paparico Bacchi (PL); 2º Vice-presidente: Eliana Bayer (Republicanos); 1º Secretário: Pepe Vargas (PT); 2º Secretário: Vilmar Zanchin (MDB); 3º Secretário: Luiz Marenco (PDT); e 4º Secretário: Dr. Thiago Duarte (União Brasil)

Em seu primeiro discurso como presidente da Assembleia Legislativa, a agricultura gaúcha foi um dos temas abordados por ele dentro do projeto RS Sustentável. Irrigação, sustentabilidade, entre outras propostas, foram citadas por ele como um projeto de Estado e não de governo.

Nós precisamos achar o viável, nós não queremos de jeito nenhum agredir o meio ambiente. Nós queremos viabilizar um projeto que possa o agricultor contar lá na sua propriedade com o açude para poder irrigar na hora que São Pedro não mandar a chuva. Temos vários projetos aqui para buscar solução para isso. Vamos sentar, quero convidar todos os colegas, não é um projeto do governador, é um projeto de Estado“, discursou.