Comportamento

Adolescentes estão lutando para parar de fumar cigarros e usar vaper

Houve uma porcentagem maior de tentativas fracassadas em 2020 do que na década anterior.

Adolescentes estão lutando para parar de fumar cigarros e usar vaper

Mais adolescentes deixaram de fumar em 2020 do que em qualquer um dos 13 anos anteriores, de acordo com novos dados publicados no Journal of the American Medical Association . 2020 foi o primeiro ano em que a equipe de pesquisa teve dados sobre tentativas de parar de fumar e mostrou que cerca de 4% dos adolescentes tentaram, sem sucesso, parar de fumar.

Os cigarros eletrônicos foram empurrados para os fumantes adultos como uma alternativa aos cigarros tradicionais e combustíveis – algumas evidências mostram que eles podem ser menos perigosos, e há evidências mistas de que eles podem levar os adultos a parar de fumar completamente. Mas a imagem pode ser diferente para os adolescentes, que começaram a fumar em massa em 2018 e são muito menos propensos a serem fumantes de cigarro primeiro. A nova análise mostra que, para os mais jovens, a introdução de cigarros eletrônicos tornou mais difícil parar de fumar.

O novo estudo inclui dados do estudo Monitorando o Futuro, que pesquisa alunos de 8ª, 10ª e 12ª séries. Inclui uma pergunta aos participantes se eles já tentaram parar de fumar e descobriram que não conseguiram. Em 2020, adicionou uma pergunta, se eles já tentaram parar de vaporizar nicotina e descobriram que não podiam. De 1997 a 2019, a pesquisa descobriu que o número de estudantes que relataram usar cigarros e o percentual de adolescentes estimados que tentaram e não conseguiram parar de fumar caíram.

Mas em 2020, esses números voltaram a subir. Mais estudantes relataram fumar cigarros, e a análise estimou que cerca de 2% tentaram e não conseguiram parar de fumar. Combinado com os 4% que tentaram e não conseguiram parar de fumar, o jornal descobriu que pouco menos de 6% dos adolescentes tentaram sem sucesso parar de usar produtos de nicotina naquele ano.

Os dados chegam enquanto a Food and Drug Administration continua tentando criar políticas de cigarro eletrônico e vaping que beneficiem os fumantes adultos, limitando seu uso por crianças e adolescentes. “A contribuição dos cigarros eletrônicos para as tentativas malsucedidas de parar de fumar entre os adolescentes é substancial e merece consideração à medida que os EUA formulam políticas para regular os cigarros eletrônicos”, escreveram os autores do novo artigo.

A agência ainda está analisando os pedidos de algumas empresas de cigarros eletrônicos, apesar de ter um prazo de setembro de 2021 para informar às empresas se podem manter os produtos no mercado. Até agora, autorizou produtos com sabor de tabaco de uma empresa e rejeitou mais de 200 outras.