Bento Gonçalves

Adolescente denuncia ameaças no jogo Baleia Azul

Adolescente denuncia ameaças no jogo Baleia Azul


(Foto: Airton Ferreira)

Uma adolescente de 17 anos, foi ameaçada através de uma mensagem via whatsapp dizendo que ela havia sido selecionada para participar do jogo do suicídio, Baleia Azul. Na mensagem o suposto moderador diz saber onde a vítima mora e com quem fala. O conteúdo ainda explica o teor dos desafios e finaliza com mais uma ameaça “Se me bloquear vai ser pior”. Em seguida pergunta se a adolescente mora no bairro Vila Nova. Ela responde que não e a pessoa não fala mais nada. A ameaça não seguiu adiante por que o suposto mediador percebeu que não se tratava da pessoa escolhida. A polícia trabalha com a possibilidade de que a intenção do interlocutor fosse outra e não exatamente os desafios do Baleia Azul, já que os métodos adotados apresentam diferenças. As investigações continuam.

Entenda o jogo:

Chamado Baleia Azul, esse game de origem russa começa por meio de contatos com grupos secretos do Facebook ou whatsapp e culmina com um administrador repassando 50 desafios de graus variáveis de dificuldade, sendo a última tarefa a pessoa cometer suicídio.

O jogo tem um curador ou moderador que distribui os desafios a partir de um grupo secreto. Entre os desafios estão provas mórbidas que de certa forma preparam os participantes para morrer.

São desafios típicos, por exemplo: escrever frases e fazer desenhos com lâminas na palma da mão e nos braços, assistir a filmes de terror de madrugada, subir no alto de um telhado ou edifício, escutar músicas depressivas, mutilar partes do corpo como os lábios, ficar doente, ir a uma estrada de ferro durante a madrugada, receber e aceitar uma data para a sua morte e cumprir essa missão.