Usuário do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Murialdo – Santa Fé, mantido pelo ILEM – Instituto Leonardo Murialdo, em parceria com a FAS, Marco Antônio da Silva, de 16 anos, esteve em Brasília participando da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social entre os dias 5 e 8 de dezembro. Apesar de ainda jovem, ele já tem histórico de engajamento e participação. Em agosto, durante a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, foi indicado Delegado de Caxias do Sul, como representante dos usuários do SUAS, para a conferência estadual. Na capital gaúcha, outra indicação, desta vez para a conferência nacional que aconteceu em Brasília.
Mas a viagem não foi de passeio ou férias. Foi uma semana de muitos compromissos. A participação nas oficinas e palestras tomou todos os horários do dia. O que resultou em aprendizado, conhecimento e experiência.
“O que eu vivi aqui nesses dias, o que tenho aprendido nas palestras e nos contatos com pessoas de outros lugares acrescenta muito para o meu futuro. Tenho melhorado o meu vocabulário, aprendi a importância da comunicação assertiva. O quanto, por exemplo, uma expressão equivocada pode ser mal interpretada e causar problemas até a moral de uma pessoa. E prejudicar a moral de alguém é uma coisa complicada” afirma.
Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul