Comportamento

"Acredite no seu potencial, na sua intuição", reflete piloto em palestra no Centro Tecnológico Randon

Felipe Nasr e o psicólogo Pedro Lôbo levaram ensinamentos sobre autocuidado e gestão emocional aos motoristas de alta performance da empresa

"Acredite no seu potencial, na sua intuição", reflete piloto em palestra no Centro Tecnológico Randon
Fotos: Alex Battistel/divulgação

Controle emocional, trabalho em equipe e bom desempenho independentemente das adversidades foram alguns dos ensinamentos que o piloto automobilístico brasileiro Felipe Nasr, 31, transmitiu aos motoristas de alta performance que atuam no Centro Tecnológico Randon (CTR), em palestra na última quarta-feira (18). Ele dividiu o palco com o psicólogo Pedro Lôbo, para abordar os impactos positivos do mindfulness.

O evento marcou o início do treinamento contínuo, promovido pela Randoncorp, aos funcionários do CTR, com o objetivo de ressaltar a cultura de segurança da unidade.

“Seja verdadeiro com você mesmo, acredite no seu potencial, na sua intuição e no seu autoconhecimento. Uma vez que você tem todos esses pontos, você consegue fazer um mapeamento do seu dia a dia. Como é que eu estou me sentindo? Quem tá pilotando o carro? É a insegurança ou é o você? A partir do momento que você tem essa consciência de que algo existe, está presente, você já está tomando uma decisão melhor.”, ensina o piloto.

Um dos grandes nomes do automobilismo nacional neste século, Felipe Nasr estreou na Fórmula 1, com 22 anos, e pontuou em sua corrida de estreia, conquistando a quinta colocação no GP da Austrália, em 2015. Foi campeão da IMSA Sportscar Championship 2018/2021 e da Endurance Cup 2018/19, e atualmente é piloto da Porsche Penske.

Não faltaram histórias que podem servir de inspiração aos motoristas do CTR, e que reforçam a importância do coletivo para atingir metas.

“A gente pega uma prova de 24 horas de duração, em que dividimos o carro em três pilotos. Eu não tenho o carro só para mim. As nossas escolhas são como um time, não podem ser 100% individualistas. Eu não posso ser egoísta e só pensar em mim, no que é bom pra mim”, exemplificou.

Mas, para atingir o desempenho pleno, é essencial, também, olhar para dentro de si e conhecer suas emoções, sentimentos e pensamentos. Assim complementa o psicólogo Pedro Lôbo, que já ministrou mais de 70 programas de mindfulness e esteve em contato com mais de 1.500 pessoas.

“É raro você poder, dentro do ambiente corporativo, falar de saúde mental, falar de bem-estar. Eu gosto de entender que a auto performance depende da nossa capacidade humana de se conhecer. Somos seres de infinitas possibilidades. Mas o quanto eu estou no automático e vivendo a vida e deixando a vida me levar, ou o quanto eu estou com as rédeas da minha vida”, pontua o especialista.

Foto: Alex Battistel/divulgação
Foto: Alex Battistel/divulgação
Foto: Alex Battistel/divulgação
Foto: Alex Battistel/divulgação

 

Na ótica do piloto Nasr, a resposta para dificuldades que podem surgir numa prova, ou alterações repentinas na dinâmica de uma corrida, é manter a consciência plena, estar presente. Isso define, para ele, o Mindfulness, prática que o conduz há oito anos. Mesmo assim, fazer tudo certo não é garantia de que o resultado desejado será atingido:

“E está tudo bem. Eu acho que esse é o ponto que a gente veio trazer hoje. Em como tomar melhores decisões, seja qual for a tarefa, seja qual for a profissão, entendendo esse lado humano. É você ter total controle da sua consciência emocional e corporal”, finaliza.

Centro Tecnológico Randon

O CTR recebe todos os tipos de veículos e componentes – motos, automóveis de passeio, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas – em suas instalações para testes e homologações. Com 15 quilômetros de campo de provas, mais de 20 tipos de pistas e um prédio de 2.200 m² com laboratórios, escritórios de engenharia e administração, o complexo oferece soluções para diversas empresas do setor de mobilidade.