A fábrica de purificadores de água Acquabios, que há 13 anos atuava em Caxias do Sul, inaugurou, de forma oficial, em um evento na quinta-feira (21), a sua nova unidade em Farroupilha.
O prédio, totalmente sustentável, com reaproveitamento da água e otimização da utilização da luz solar, conta com mais de 9 mil metros quadrados e teve um investimento de mais de R$ 30 milhões, oriundos de recursos próprios e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Com o objetivo de dobrar a produção até o ano de 2025, 0 local, que já projeta a ampliação, fica em Linha Palmeiro.
Conforme a CEO da empresa, Daiane Panazzolo, a decisão de expandir foi tomada em 2018, quando começou a busca pelo local ideal. Ela comentou o porque de, junto ao seu sócio, Ademir Rech, decidir por Farroupilha.
“Farroupilha se mostrou favorável ao projeto já que temos aqui várias áreas de terras disponíveis em excelentes lugares e a cidade conta com políticas que visam beneficiar empresas que venham pro município. Nós nos enquadrávamos na Lei que o município tinha para os incentivos e decidimos vir pra cá. Além disso Farroupilha tem uma mão de obra extremamente qualificada pelo polo industrial que já tem aqui, e isso nos favoreceu muito”, disse.
O prefeito Fabiano Feltrin, que entregou o alvará de funcionamento para os proprietários durante o evento, comentou que a chegada de empresas com o olhar para o futuro são de extrema importância para a economia da cidade.
“O mundo mudou e hoje precisamos ser colaborativos e trazer esse modelo sustentável que muda a qualidade de vida de pessoas e também dando para e empresa uma longa vida. Hoje, empresas que não tem esse viés não sobrevivem no mercado. Por isso a importância de termos empresas como referenciais neste novo mundo que estamos vivendo para que todas as pessoas sejam inseridas neste modelo de sustentabilidade”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum, colaborou com a fala do prefeito relatando que o novo Fundopem/RS incentiva as empresas que cuidam da água, do meio ambiente e que se comprometam com uma geração de empregos e a manutenção do salário acima da média.
Ainda durante o evento, a Acquabios assinou um termo de compromisso com o UCSGRAPHENE para estudo e aplicação em seus produtos, nos próximos anos, do grafeno, material que vem ganhando espaço devido à sua alta resistência e leveza.