Comportamento

Acordo cancela demissões e funcionários da Fundifar voltam ao trabalho

Foto: Divulgação/Beto Osorio
Foto: Divulgação/Beto Osorio

Uma Petição de Acordo foi registrada na Vara do Trabalho de Farroupilha, no final da tarde da quarta-feira (22), onde ficou acertado o cancelamento das demissões da Fundifar, só podendo haver dispensa quando a empresa dispor de valores ao pagamento integral das verbas rescisórias. Empresa e funcionários também se comprometeram a suspender as paralisações. Os trabalhadores retornaram aos seus postos nesta quinta-feira (23).

A paralisação havia começado no dia 08 deste mês, dois dias após a empresa demitir 21 pessoas ao mesmo tempo. A paralisação tinha mobilizado tanto os funcionários demitidos, quanto os que ainda estavam ligado à empresa, que está em processo de recuperação judicial, em apoio aos colegas.

No dia 13 aconteceu a primeira audiência, no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em Porto Alegre. Na ocasião, o sindicato dos metalúrgicos de Caxias do Sul, propôs a reintegração dos funcionários. A contra-proposta da empresa era de que os pagamentos das verbas indenizatórias seriam parceladas para todos os colaboradores que foram demitidos. Sem acordo, uma nova audiência aconteceu no dia 16. Com as mesmas propostas, as duas partes saíram sem chegar a um consenso.

Se não houvesse um acordo em até 15 dias, o processo seria arquivado. Na última quarta-feira, no entanto, o acordo foi feito e registrado na Vara do Trabalho, e os funcionários encerraram as paralisações.