Caxias do Sul

Acolhimento e desenvolvimento econômico: prefeito de Caxias do Sul destaca os 133 anos de emancipação do município

Em 2022 a cidade recebeu pessoas de 32 nacionalidades diferentes

Programação dos 133 anos de emancipação de Caxias segue durante esta terça-feira
Programação dos 133 anos de emancipação de Caxias segue durante esta terça-feira (Foto: Luiz Chaves/Prefeitura de Caxias do Sul/Arquivo/Divulgação)

Caxias do Sul celebra, neste 20 de junho, 133 anos de emancipação do município de São Sebastião do Caí. Com uma população aproximada de pouco mais de 500 mil habitantes de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), é o segundo município mais populoso do Rio Grande do Sul, que entrega ao Brasil uma economia forte e o acolhimento para aqueles que escolhem a Serra Gaúcha como seu destino.

Para celebrar a data, a prefeitura de Caxias do Sul iniciou, ainda na semana passada, divulgou uma vasta programação cultural e de integração daqueles que moram na cidade. Nesta quinta-feira, a festa terá como ponto alto as atividades na praça Dante Alighieri, além claro do já tradicional bolo alusivo aos 133 anos de emancipação. Em entrevista ao programa Bom dia Trabalhador da Rádio Viva, o Chefe do Executivo caxiense, Adiló Didomenico (PSDB), falou sobre a formação da cidade.

“Dia de celebrar tantas coisas boas, mas o principal é o espírito acolhedor, fraterno do caxiense com todos aqueles que vem aqui tentar a sorte em uma oportunidade de trabalho, de estudo. Caxias se fez assim”.

Conforme Didomenico, somente no ano de 2022 pessoas de 32 nacionalidades diferentes desembarcaram em Caxias do Sul. Segundo ele, aproximadamente 100 cartões SUS são emitidos por semana, o que marca a força e a escolha das pessoas pelo maior município da Serra Gaúcha como a sua cidade.

“Continua acolhendo e recebendo essa gente que ajuda a fazer essa Caxias maravilhosa, que é a segunda cidade do Rio Grande do Sul, e está entre as maiores economias do país. E uma cidade que tem inovação, tecnologia, agricultura, serviços, comércio forte, gastronomia”.

O prefeito também destacou que a cidade é nacionalmente conhecida pelo seu desenvolvimento econômico, pelas presenças da SER Caxias, do Esporte Clube Juventude e do Caxias do Sul Basquete, além da força cultural caxiense.

“Essa é a Caxias que a gente aprendeu a amar, que um dia nos acolheu e que faz tanto esforço a cada dia para superar os problemas, para se reinventar, para progredir, para dar oportunidade e nós temos muito a comemorar”, finalizou.