Bento Gonçalves

Ações de poda e corte de árvores na região urbana de Bento Gonçalves têm gerado polêmica

Imagem: Günther Schöler / Grupo RSCOM
Imagem: Günther Schöler / Grupo RSCOM

Ao longo das últimas semanas, a prefeitura de Bento Gonçalves tem realizado a poda e corte de árvores dentro do perímetro urbano. A ação, aparentemente corriqueira, foi alvo de críticas e desconfiança entre aqueles que possuem certo conhecimento em relação a árvores e seu manejo. Segundo alguns moradores, as podas feitas são extremas e prejudiciais às plantas, já o corte de algumas árvores é altamente desnecessário pois, além de ser vegetação centenária, estavam saudáveis.

Em vídeos e fotos que circulam nas redes sociais, um morador reclama do corte de uma árvore Jacarandá na Avenida Casagrande. A planta, que pode viver mais de 500 anos, aparentava, segundo o ele, estar completamente saudável e sua extração seria desnecessária.

A poda das árvores próximas à Praça Centenário também causou certa desconfiança. A retirada dos galhos e, por consequência, de todas as folhas, deixou alguns munícipes bastante intrigados e, até, desconfiados da ação.

A reportagem do Grupo RSCOM procurou a prefeitura para saber mais. A resposta foi enviada através da assessoria de imprensa, por meio de nota.

“A Secretaria do Meio Ambiente realiza o corte e poda de árvores em algumas localidades. A ação conta com acompanhamento do técnico da secretaria e laudo para supressão. A solicitação foi realizada pela Comissão de Arborização Urbana.

Na Rua Dr. Casagrande é realizado corte de um exemplar de Jacarandá, ocasionado pela árvore estar desvitalizada sendo perigoso para quem transita pelo local. Será feita a reposição obrigatória, conforme legislação ambiental de 03 mudas de árvores nativa.

Na Rua Júlio de Castilhos será removida a árvore (álamo), em virtude do tronco estar comprometido, podendo causar danos, já que próximo ao local está a Unidade de Saúde Central, que concentram um grande número de pessoas. Será feita a reposição obrigatória, conforme legislação ambiental de 03 mudas de árvores nativa.”

Confira o vídeo: