Brasil

Acendimento da Chama Folclórica dá início ao 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis

Após dois anos de escuridão, a Chama Folclórica iluminou a retomada presencial do evento

(Foto: Mauro Stoffel/Divulgação)
(Foto: Mauro Stoffel/Divulgação)

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis teve início na última quinta-feira (14), com o Acendimento da Chama Folclórica. A cerimônia ocorreu na Sociedade Concórdia, em Linha Imperial, localidade sede do Böhmerlandtanzgruppe e do CTG Pousada da Serra. Até 31 de julho, a Chama Folclórica seguirá iluminando um dos mais expressivos eventos culturais do Rio Grande do Sul. A Cerimônia Oficial de Abertura ocorreu nesta sexta-feira, 15 de julho, às 19h30min, na Rua Coberta.

Na localidade berço do cooperativismo de crédito da América Latina, a Chama Folclórica da 49ª edição foi conduzida de mão em mão, na diversidade que une e na cooperação que fortalece. E, após dois anos de escuridão no palco da diversidade, do sonho fez-se a luz! A Chama Folclórica foi acesa pelos jovens integrantes dos grupos anfitriões, Micaela dos Santos Martens e Pedro Dall’Agnol da Costa de Lima, ambos com sete anos. Desde a 40ª edição do Festival Internacional de Folclore, a Chama Folclórica representa a cultura, a paz e a diversidade, aquecendo corações e marcando o início das atividades do evento.

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, agradeceu a todos os folcloristas, artistas e integrantes de grupos folclóricos pela perseverança, por acreditarem que este dia chegaria novamente e desejou que os 18 dias de evento sejam de festa, alegria e diversidade. “Vamos celebrar juntos o encantamento que o Festival Internacional de Folclore proporciona. Que a Chama Folclórica ilumine um excelente evento a todos”, desejou o prefeito.

“Vamos juntos celebrar a diversidade”, convidaram, em coro, as Soberanas do Folclore Alemão e anfitriãs do 49º Festival Internacional de Folclore, rainha Mariana Marcon, 1ª princesa Tainara Blauth e 2ª princesa Thaís Paetzinger. “A Chama Folclórica representa brilho, intensidade, energia, alegria e calor”, disseram ao mencionar a emoção que o evento envolve e convidar a todos para prestigiarem a programação oficial e as atividades paralelas.

O público que prestigiou o Acendimento da Chama Folclórica também assistiu apresentações contagiantes protagonizadas pelos integrantes do Böhmerlandtanzgruppe e do CTG Pousada da Serra e também pelos grupos folclóricos internacionais Pasión y Arte, do Paraguai e Ballet Folklórico Pumas, do México.

A Chama Folclórica permanece sob a vigília do Böhmerlandtanzgruppe e do CTG Pousada da Serra até a noite desta sexta-feira, 15 de julho, quando será levada para a solenidade de Abertura Oficial do 49º Festival Internacional de Folclore, que ocorre às 19h30min, na Rua Coberta de Nova Petrópolis.

Cerimônia Oficial de Abertura

A Abertura Oficial é o momento de resgatar a tradição cooperativista de Nova Petrópolis em uma homenagem ao aniversário de 120 anos do cooperativismo de crédito e em referência ao lema do 49º Festival Internacional de Folclore: “A diversidade nos une e a cooperação nos fortalece”.

O espetáculo “Cooperativismo em Movimento”, com roteiro de Edineia Werner, contou com a participação de cerca de 300 pessoas. O momento de carência de um filho o fez visitar seus pais tarde da noite. As conversas que embalam o chimarrão passado de mão em mão se direcionam para uma reflexão sobre os frutos doces colhidos em tempos de dificuldade. Em meio a esse cenário familiar, a história do cooperativismo é contada. Música, dança e teatro se misturam para dar vida a fatos do passado e o amor por Nova Petrópolis é trazido ao palco em forma de movimentos.

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br e @festivaldefolclorenp.