A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, por meio da EcoFar – Empresa Farroupilhense de Saneamento e Desenvolvimento Ambiental – realizaram nesta terça-feira (06), uma ação de conscientização para a importância da separação correta de resíduos, a atividade é em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
O ponto da ação foi no largo Carlos Fetter, onde foi exposto 50% da carga recolhida na segunda-feira, 05 de junho da área central da cidade, que é referente aos resíduos seletivos. O pessoal da cooperativa Acaresul que faz a separação do material foi convidado para estar junto na ação.
No montante foi possível ver claramente a mistura dos resíduos recicláveis com os orgânicos, como restos de alimentos, plásticos, papéis, roupas e até pedaços de eletrodomésticos. O descarte incorreto dificulta o trabalho do pessoal que faz a separação, já que muitos materiais que seriam recicláveis acabam sendo perdidos por terem entrado em contato com resíduos orgânicos.
A Secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente Cristiane Girelli, esteve presente no início da ação e ressaltou a importância da comunidade em fazer a separação correta dos resíduos produzidos em casa.
“O intuito é fazer com que as pessoas se conscientizarem que se cada um fizer a sua parte nós podemos melhorar e muito a qualidade do nosso centro e bairros. Porque hoje vemos que o volume de resíduo que vai para os aterros é enorme, e precisamos fomentar ainda mais a importância do descarte e separação consciente”, ressaltou.
A ação faz parte do cronograma de atividades que serão realizadas durante todo o mês de junho para conscientizar e mobilizar a comunidade sobre a importância com o cuidado com a natureza. As atividades são divididas em ações voltadas sobre a questão dos resíduos, coleta, separação e destinação final que é realizada nos bairros. Serão realizadas também palestras nas comunidades do interior abordando os temas do meio rural como a regularização de poços artesianos, manejo de vegetação, o uso sustentável do solo e oficinas de triagem de material reciclável.
Serão feitas palestras e atividades que auxiliarão no esclarecimento das dúvidas recorrentes no dia a dia. Sobre a temática resíduos serão tratados os seguintes assuntos: o que são resíduos recicláveis e orgânicos; como separar em casa: lavar ou não?; quais dias que o caminhão da coleta seletiva passa no meu bairro; porque devo cuidar para não deixar materiais nas lixeiras nos dias em que o caminhão não passa; coletas que o município faz (vidros, cartonados, blister de medicamentos, tampinhas, alumínio, esponjas) e coleta de eletrônicos; gestão dos resíduos plásticos, resíduos urbanos e o descarte de óleo de cozinha usado.
Já no interior, as atividades contarão com o apoio da Equipe Técnica da Secretaria, e serão abordados temas comuns do meio rural, auxiliando os agricultores a efetuarem manejos e ações corretos em suas propriedades, dentro os assuntos estão: regularizações de poços artesianos, outorga do uso da água; manejo de vegetação nativa; regularizações de atividades agrícolas e resíduos na área rural.
Confira a programação:
07 de junho: Palestra sobre dúvidas ambientais comuns no meio rural
Local: Ginásio do Saturno Caravaggio 1º Distrito
Horário: 19h às 20h30min
14 de junho: Palestra sobre dúvidas ambientais comuns no meio rural
Horário: 19h às 20h30min
Local: Comunidade de Santo André 2º distrito
17 de junho: Conscientização ambiental com oficinas de triagem de material reciclável, brincadeiras com os escoteiros
Horário: 14h às 16h30min
Local: Salão da Comunidade São José
21 de junho: Palestras sobre dúvidas ambientais comuns no meio rural
Horário: 14h às 16h30min
Local: Comunidade de Nova Sardenha 3º Distrito
24 de junho: Conscientização ambiental com oficinas de triagem de material reciclável, brincadeiras com os escoteiros
Horário: 14h às 16h30min
Local: Escola Primeiro de Maio
28 de junho: Palestras sobre dúvidas ambientais comuns no meio rural
Horário: 19h às 20h30min
Local: Comunidade de Nova Milano 4º Distrito
O objetivo da ação é levar o conhecimento para a população, buscando proximidade, e avançando na educação ambiental do município. As atividades são gratuitas e abertas para a toda a comunidade.