Comportamento

Ação contra a dengue será realizada em Nova Pádua

Os agentes de endemias visitarão as residências do Município

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde de Nova Pádua promove durante a semana uma ação de combate ao Aedes Aegypti e prevenção contra a dengue, Chikungunya e Zika.

Os agentes de endemias visitarão as residências do Município a partir desta terça-feira (12), com o objetivo de orientar as pessoas sobre a importância de evitar o acúmulo de água parada em tonéis, garrafas, pneus, sucatas, vasilhas, calhas, entre outros.

Na tarde desta segunda-feira (11), o diretor de Saúde Pública, Vigilância Sanitária e Assistência Social de Nova Pádua, Paulo Pagliosa, realizou o treinamento com os agentes de endemias, Elizeu Maróstica e Mauro Boniatti, com o objetivo de capacitá-los a realizar a atividade “levantamento de índice”, para o combate do mosquito Aedes Aegypti.

PRINCIPAIS CUIDADOS NO COMBATE AO AEDES:

– Tampar as caixas d’água;
– Não deixar água acumulada na laje;
– Manter os lixos fechados;
– Utilizar areia nos vasos de plantas;
– Deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo;
– Deixar as lonas esticadas;
– Retirar a água dos pneus;

CUIDADO COM OS SINTOMAS:

Os primeiros sintomas de dengue são pouco específicos e incluem febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e dores nas articulações e nos músculos, o que torna difícil diferenciar essas doenças entre si e em relação a outros males.
Por isso, além de saber como identificar o mosquito Aedes Aegypti e adotar as medidas de prevenção, é preciso estar atento aos sintomas e procurar atendimento médico de emergência para obter o tratamento mais adequado.