O Ministério da Saúde anunciou o envio de doses da vacina contra a dengue para mais 29 municípios, complementando os 492 que já receberam os imunizantes até o momento. A aplicação começou este mês, sendo inicialmente destinada a crianças de 10 e 11 anos. A partir do final do ano, a vacinação será estendida para adolescentes de 12 a 14 anos nas áreas previamente selecionadas.
A escolha dos municípios foi baseada em altas incidências de dengue tipo 2, uma variante mais grave da doença. No entanto, essas seleções foram necessárias devido à limitada produção e oferta da vacina, elaborada pelo laboratório Takeda. À medida que mais doses estiverem disponíveis, a vacinação será ampliada pelo SUS.
No total, 5,2 milhões de doses foram adquiridas este ano, com previsão de mais 9 milhões para 2025. O registro da vacina Qdenga foi aprovado pela Anvisa em março de 2023, e em dezembro do ano passado, a incorporação do insumo pelo SUS foi anunciada.
Atualmente, seis estados – Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e Distrito Federal – declararam emergência devido aos casos de dengue.
Ver essa foto no Instagram
*Informações: Correio do Povo