Caxias do Sul

Ação conscientiza motoristas sobre respeito às vagas para PcDs em Caxias

Fotos: Leonardo Portella / Divulgação/ Prefeitura de Caxias do Sul
Fotos: Leonardo Portella / Divulgação/ Prefeitura de Caxias do Sul


O espaço para estacionamento em um dos pontos mais nobres do Centro de Caxias do Sul deu lugar na manhã desta segunda-feira (26) a uma ação com o propósito de cobrar respeito na utilização das vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PcDs).

A atividade fez parte da campanha Multa Moral, realizada pela Coordenadoria de Acessibilidade da prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, durante a 8ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Cerca de 150 veículos passaram pelo local e receberam de equipes da prefeitura, entidades e instituições um material informativo sobre o tema, mostrando a importância de respeitar o espaço e contribuir com a acessibilidade.

Além de ser ocupado pelas equipes, o estacionamento contou com cadeiras de rodas que exibiam as famosas desculpas repetidas pelos motoristas que ignoram um direito da pessoa com deficiência. Frases como “Só um minutinho” e “Já volto”, entre outras, são repetidas à exaustão e acabam impactando negativamente no dia a dia do trânsito.

Além disso, como forma de chamar a atenção, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) organizaram um corredor de automóveis para que os motoristas pudessem ser abordados e recebessem o material. O folder foi atualizado neste ano e informa como obter a credencial que atesta o direito a vaga e qual a multa prevista em lei para quem descumprir a regra, entre outras informações.

O titular da Coordenadoria de Acessibilidade, Tibiriçá Vianna Maineri, enfatizou a importância dos motoristas respeitarem o direito das PcDs, uma vez que estas vagas são planejadas em locais próximos aos centros clínicos de saúde, bancos e lugares estratégicos para facilitar o acesso aos serviços públicos e privados. “A Multa Moral é uma campanha educativa, mas precisa ser contínua para conscientização da população em geral”, reforçou.

A dona de casa Marilete Menagat Dondé levou a filha Bruna, de 13 anos, para participar da ação. A jovem, diagnosticada com paralisia cerebral após nascimento prematuro, vai à escola todas as manhãs e em três tardes por semana se desloca à área central para atendimento com uma fisioterapeuta.

“Encontro muita dificuldade de estacionamento. Toda semana vejo alguém sem o cartão ocupando uma vaga para pessoas com deficiência. Na escola, muitos pais param no local reservado, ligam o pisca, dizem que é rapidinho e eu acabo perdendo a vaga. Ignoram que o espaço é especial e está ali para contribuir com o deslocamento dela e de tantas outras pessoas que precisam”, contou. “Mesmo em reuniões, a direção da escola cobra dos pais, chama a atenção, mas a mudança de comportamento não dura muito”, completou Marilete.

De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, que também participou da ação, a comunidade pode relatar casos de motoristas sem a credencial ocupando o espaço de estacionamento exclusivo para PcDs e idosos por meio do telefone 118.

Assim, um fiscal de trânsito é deslocado e poderá autuar o condutor pela prática irregular de estacionamento, garantindo a desocupação do espaço. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa é calculada em R$ 293,47, de natureza gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De janeiro a julho deste ano, 102 motoristas foram autuados pela prática.

“Ações como a Multa Moral servem para chamar a atenção para pensar duas vezes antes de ignorar a sinalização. Todos os dias podemos fazer a nossa parte e contribuir para um trânsito mais acessível e melhor para todos”, reforçou Soares, que também ouviu demandas da comunidade durante a atividade. Para o comerciante José Alfredo da Silveira, a ação é bastante válida.

“Me chamou a atenção e achei que era uma blitz de trânsito. Mas vi que a causa é nobre e merece atenção. Precisa ser divulgada para que mais pessoas saibam de como isso é importante”, ressaltou.

Quem também contribuiu com as orientações aos motoristas foram estudantes do 8º e 9º ano do Colégio São José. Integrantes do grupo “Amor em Movimento” entregaram o material e conversaram com a comunidade sobre o tema. “Foi muito legal, nos receberam bem, foram gentis e a maioria conversou e relatou algum caso.

É um assunto importante, já vi muitas vezes isso acontecendo e todos precisam fazer a sua parte. Procuramos mostrar aos condutores que estamos conscientizando para que não tenham multas depois”, contou o estudante Pedro Baron, 13 anos.

Credencial

Dois por cento das vagas do Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR) são destinadas a pessoas com deficiência. Só é possível utilizar essas vagas apresentando uma credencial de forma visível, sempre no para-brisa dos veículos.

Para obter o documento, é necessário comparecer à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), que fica na rua Moreira Cesar, nº 1.666, no bairro Pio X, das 10h às 16h, com comprovante de residência, cópia de documento com foto; CPF e atestado dos últimos 60 dias que contenha o Código Internacional de Doença (CID).

É cobrado uma taxa de meio Valor de Referência Municipal (VRM), calculada atualmente em R$ 16,09. O pagamento é gerado apenas no primeiro cadastro. As credenciais devem ser renovadas a cada dois anos, sempre no mês de aniversário do titular, e não isenta o pagamento da tarifa em estacionamento privado.

Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

A 8ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência segue nos próximos dias. Nesta terça (27/08), às 10h, será realizada a campanha educativa “Calçada Legal e Comércio Acessível” na área central de Caxias do Sul. O ponto de encontro será na Praça Dante Alighieri. Na quarta (28/08), os pontos turísticos da cidade receberão visitas guiadas para PcDs, atividade realizada mediante agendamento com a Coordenadoria de Acessibilidade