Ao som das tradicionais músicas da colonização e com a chuva que tem sido uma realidade muito presente na estação, Bento Gonçalves sediou a abertura oficial da Colheita da Uva na tarde desta quinta-feira (18). O Rio Grande do Sul teve uma produção de 907,66 mil toneladas de uvas, com uma área colhida de 47,15 mil hectares, de acordo com dados da Radiografia da Agropecuária Gaúcha de 2023. Os maiores produtores de uvas de mesa são Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha, e da indústria Flores da Cunha, Bento Gonçalves e Farroupilha.
Agricultores e autoridades do município e do estado prestigiaram o evento e o prefeito em exercício Amarildo Lucatelli saudou a todos. Assim como o Secretario Estadual da Agricultura Giovani Feltes. Ao todo, são 750 vinícolas no Estado.
Daniel Panizzi da Uvibra esteve presente representando o setor empresarial. Roberto Cainelli Junior, enólogo e proprietário da Vinícola que leva seu sobrenome lembrou que só a safra da uva tem designação própria. Qualificou ainda à cultura da uva na região como heroica pelos desafios que a atividade impõe à toda a cadeia produtiva.
O prefeito Amarildo ainda destacou a importância de olhar para os agricultores e o potencial turístico de toda a região que só é deste tamanho pelo trabalho na uva e no vinho, convidando a uma reflexão sobre o futuro do setor. Giovani Feltes destacou também o trabalho extenuante dos imigrantes italianos que precisaram usar ferramentas rudimentares e destacou a evolução tecnológica para a melhoria das uvas e vinhos. Destacou os 150 anos da imigração italiana. Foi aplaudido ao destacar a qualidade dos vinhos e derivados produzidos no RS.