Um ato oficial vai abrir neste sábado, dia 27, a Colheita da Uva – Safra 2018, do Rio Grande do Sul. O evento ocorre nos vinhedos da Boscato Vinhos Finos (VRS 314/km 12,5 – Travessão Bonito), no município de Nova Pádua, a partir das 16h.
Na ocasião, haverá pronunciamento das autoridades, entre elas o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori e o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló. Após as falas, será iniciada, simbolicamente, a colheita da uva no estado gaúcho.
O estado gaúcho tem grande responsabilidade na produção de uvas destinadas ao processo de vinhos, espumantes e sucos, e também na elaboração de produtos vinícolas no Brasil. De acordo com o Ibravin, o Rio Grande do Sul deverá colher, neste ano, cerca de 600 milhões de quilos de uva para o processamento de produtos vinícolas.
A ação deste sábado integra o calendário de eventos do Governo do Estado. Ainda durante a solenidade, serão entregues certificados aos primeiros produtores gaúchos de vinho colonial formalizados pela lei do Vinho Colonial (lei 12.959/2014).