O Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) aprovou, em reunião extraordinária nesta quarta-feira, 17 de julho, a abertura de 40 novos leitos provisórios no Hospital Geral de Caxias do Sul (HG).
As operações temporárias serão financiadas por recursos do Ministério da Saúde, totalizando R$ 17.993.860,05. Em ofício ao Município, de 12 de julho, o Ministério afirmou que, “dentro da disponibilidade orçamentária de 2025”, buscará incorporar o valor anual necessário para a manutenção desses novos leitos, por meio do Programa de Trabalho “Atenção à Saúde da População para Procedimentos em Média e Alta Complexidade”.
A FUCS garantiu que manterá os leitos em operação até dezembro de 2024, graças ao repasse do Ministério da Saúde. Contudo, a Fundação destacou que a continuidade dos leitos após essa data dependerá de novos recursos públicos, já que não será possível sustentar a operação com fundos próprios. Para a manutenção permanente da nova ala, será necessário um aporte adicional de R$ 35,8 milhões ao Teto MAC.
O cronograma do Hospital Geral prevê a abertura gradativa dos 40 novos leitos, sendo 30 de clínica geral/enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI), começando pela UTI em agosto.
“É um avanço para a saúde pública de Caxias do Sul e região, considerando que há diversos pacientes aguardando leitos de terapia intensiva e internação”, afirmou Sandro Junqueira, diretor-geral do HG.
Ele expressou esperança de que o Ministério da Saúde confirme a incorporação dos recursos necessários ao Teto MAC do HG para custeio permanente dos novos leitos.
novos leitos provisórios