A agilidade e a desburocratização na abertura de empresas em Farroupilha têm gerado dados importantes e significado um grande avanço no desenvolvimento do Município. Apenas no primeiro semestre de 2018, foram abertas 620 empresas, um acréscimo de 42% em relação ao mesmo período de 2017, quando foram registrados 437 novos empreendimentos entrando em funcionamento.
De acordo com o secretário Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Roque Servegnini, a abertura de novas empresas se deve principalmente pela agilidade na liberação do alvará.
“Tivemos um crescimento significativo na abertura de novas empresas nesse ano, a grande maioria pequeno empreendedor. O principal fator para que tivéssemos esse acréscimo é a liberação de alvará em no máximo 48 horas, isso desburocratiza o processo e facilita para que novas empresas sejam criadas”, salienta.
Segundo o levantamento realizado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, as novas empresas, juntas, geraram mais de 800 novos postos apenas no primeiro semestre, garantindo ocupação para uma boa parcela da comunidade. O mês de março foi o campeão de alvarás emitidos, com registro de 122, cerca de quatros novas empresas por dia.