O município de Garibaldi registrou a abertura de 118 novas empresas no primeiro semestre de 2023, o que representa um aumento de 14,5% comparado ao mesmo período de 2022. Em um total, atualmente a cidade conta com 5.606 empreendimentos de diferentes segmentos. Os dados foram levantados pela Secretaria de Inovação e Empreendedorismo.
Leia também:
Cooperativa Vinícola Garibaldi inaugura Wine bar para comunidade e região
Com relação aos Microempreendedores individuais (MEI’s), levando em consideração o mesmo intervalo de tempo, o número se manteve estável, com 366 novas inscrições até o momento. Atualmente, o município conta com cerca de 2,6 mil MEIs ativos.
De acordo com o secretário da pasta, Daniel Deconti, estes dados refletem o trabalho desenvolvido em prol do fortalecimento da economia do município e no incentivo aos novos empreendedores. “Implantamos a Sala do Empreendedor, a Lei do Incentivo e diversas outras ferramentas e legislações de forma a facilitar os processos para quem deseja montar seu negócio. Vamos seguir em frente, investindo na desburocratização onde for possível, para que Garibaldi continue trilhando o caminho do desenvolvimento”, destaca.
A partir da implantação da Sala do Empreendedor, umas das melhorias percebidas refere-se ao tempo estimado para a abertura de uma empresa. Antes, o tempo era de 7h50min e atualmente esse tempo caiu para 4h15min entre o atendimento inicial até quando a abertura da empresa é confirmada.
Outra melhoria recente foi a implantação do Protocolo Digital, que permite que pessoas físicas e jurídicas solicitem os mais diversos serviços à Prefeitura, sem a necessidade de se dirigir ao prédio da administração, como é o caso do processo de abertura de novas empresas.
Foto: Bruno Milan
Garibaldi