Foram abertos na segunda-feira (08) os envelopes das licitações de quatro dos cinco lotes das obras de revitalização do Largo da Estação. Essa foi a primeira parte do processo. Como nos lotes 2 (drenagem e pavimentação), 3 (obras civis) e 5 (iluminação e elétrica geral) houve empresas inabilitadas, haverá agora um prazo de cinco dias para apresentação de recursos e outro período para a Prefeitura de Caxias do Sul responder a eles. Caso haja negativa das ações, deverá ocorrer nova licitação. No lote 4 (fonte luminosa), a Fontana Fontes Luminosas, de Belo Horizonte, foi a única empresa que se apresentou. O lote 1 (compra de basaltos) tem pregão eletrônico marcado para o dia 11/01 (quinta-feira), às 9h.
Encerrado todos os trâmites dessa primeira fase, será marcada uma nova sessão para a abertura das propostas. Salvo qualquer contratempo ou necessidade de nova licitação, o processo todo deve estar encerrado até o final de fevereiro.
A obra de revitalização do Largo da Estação chegou a ser iniciada no ano passado pela empresa que havia vencido a licitação anterior, realizada em um único lote. Mas, após a execução de apenas 2,3% dos 23% dos serviços previstos para o período e posterior paralisação dos trabalhos, ocorreu em agosto de 2023 a rescisão do contrato com a Efeito Comércio e Construção, de Sapiranga.