O dia 24 de agosto marcou a chegada dos 10 anos da agência Abajur, conhecida por seu modelo de “propaganda de convivência”, que opta por ampliar as plataformas e trazer mais informação e entretenimento para o consumidor. Segundo o sócio-diretor da agência, Gustavo Dutra, “a Abajur começou em um momento especial em que todas as grandes agências eram off-line e algumas agências digitais começavam a surgir. Mas nós escolhemos um caminho que unia isso tudo, começamos a falar em transmedia e a colocar a ideia de comunicação on e off, integrada e viável, como poucos tinham feito. Acredito que fomos a primeira agência gaúcha que atendia todas as demandas da comunicação tradicional, mas que também era nativa e entusiasta do digital. Não criamos uma estrutura que era dependente de comissionamento. Então na hora de criar uma campanha, complementávamos com ações em digital, marketing promocional, guerrilha e tudo mais que pudéssemos pensar para aumentar a quantidade de impacto na vida de um consumidor.“
A festa de aniversário da agência contou com a presença de amigos, parceiros e muitos colaboradores da agência no decorrer de sua década. Os ex-colegas relembraram velhas campanhas e como havia um choque com relação a outras agências no experimento de mídias como games, Instagram e Whatsapp. “Hoje o mercado da propaganda vive um momento de extrema transição e tenho certeza de que tem a ver com a necessidade de pensar mais nas mensagens, no público e no resultado, independente da mídia. Algumas das maiores agências do estado nas últimas décadas, como Dez, Escala e Martins+Andrade, passaram por compras e/ou fusões que também demonstram uma necessidade de reinventar os modelos que faziam sentido anteriormente.” acrescenta Gustavo.
A festa multitemática da Abajur teve diversos ambientes com clima infantil, mexicano, balada, boteco, festa “com verba”, pool party e festa do pijama. As fotos estão postadas nas suas redes sociais.
Uma nova campanha divulgando a agência e seus 10 anos também foi lançada nesta semana. A respeito do posicionamento da Abajur e da importância deste aniversário, o sócio André Zambam disse: “Nesse ano, em seu primeiro mês aqui, um colega disse satisfeito: ‘nem parece agência!’. Sem falsa modéstia, nós criamos há 10 anos um modelo que viu a propaganda da forma que muitos estão vendo hoje. Mas a gente já está vendo uma nova propaganda nascer logo ali, temos que antecipá-la e, se temos certeza de uma coisa, é de que não vai ter a cara da velha propaganda. Alguns dizem que a Abajur tem um estilo de startup, que consegue sugerir, pivotear, gerar mudanças rápidas focadas em metas dos clientes e de si própria. Eu entendo que esse foi o motivo de termos como clientes, desde empresas muito jovens e dinâmicas, como a 99, até companhias tradicionais que buscam se reinventar, sejam regionais como a Unesul, nacionais como a Isdralit, ou internacionais como a Andritz. Foram 10 anos de colegas, clientes e empresas parceiras incríveis, que permitiram nosso crescimento e reconhecimento como uma das agências símbolo desse novo momento da publicidade gaúcha.”
Para marcar o novo ciclo, o evento também pediu que os convidados trouxessem sucata digital como doação, que será encaminhada para o projeto Tinga Reciclagem. A ONG dá nova vida a materiais do gênero e os utiliza em aulas de informática para a comunidade, além de encaminhar o restante para o tratamento correto.