Bento Gonçalves

AAECO denuncia corte irregular de árvores exóticas em Bento Gonçalves

AAECO denuncia corte irregular de árvores exóticas em Bento Gonçalves

Na manhã desta terça-feira (19), a Associação Ativista Ecológica (AAECO) de Bento Gonçalves expôs uma situação de poda irregular ao lado do cemitério central, na Rua Mato Grosso. No local, cerejeiras japonesas foram cortadas, segundo o órgão, fora de época e, possivelmente, a ação causou a morte das plantas.

Conforme o relato de Gilnei Rigotto, diretor da AAECO, as árvores exóticas são bastante importantes ao ecossistema. Em um vídeo, o ativista relata que “vemos aqui (…) um assassinato de várias árvores que são uma espécie exótica. Porém, espécies exóticas também são importantes ao ecossistema, também fazem a fotossíntese, também são melíferas para as abelhas

De acordo com as informações, as “podas radicais“, como definiu Rigotto, teriam sido feitas por funcionários do cemitério sem autorização da secretaria de Meio Ambiente. Outra situação que chamou a atenção foi de que as árvores foram cortadas e nem sequer havia fios elétricos ou de telefonia daquele lado do passeio público.

O corte não deve ser feito na primavera, uma vez que as árvores saem do estágio de repouso e as aves começam a preparar os ninhos para reprodução. “Iremos enviar relatório as autoridades competentes” conclui Gilnei.

Imagens da AAECO