
Ainda no mês de novembro de 2018, a AAECO (Associação Ativista Ecológica), de Bento Gonçalves, emitiu um ofício no qual cobra explicações por parte da prefeitura municipal de Bento Gonçalves, que através da Secretaria de Meio Ambiente, teria plantado mudas de árvores fora das normas de Arborização Urbana Lei Municipal N° 2.298, que determina as dimensões mínimas para as covas de 60cmx60cmx60cm.
A associação afirma que as dimensões não foram respeitadas e que as mudas também foram plantadas sem a quantidade adequada de adubação, conforme orienta a norma ambiental.
Conforme informações, as mudas em questão foram plantadas na Rua Presidente Costa e Silva, no Bairro Planalto, em frente a uma escola. Na época, as plantações faziam parte de um projeto de arborização. Ao encaminhar o ofício à Secretaria do Meio Ambiente, a AAECO afirma que nenhuma resposta foi repassada por parte do município.
Plantações também foram feitas fora de época
Outro problema apontado pela Associação Ativista Ecológica de Bento Gonçalves em relação às plantações em questão foi a época inadequada de plantio.
As mudas foram plantadas entre o fim de outubro e início de novembro, sendo que a lei municipal determina que o plantio deve-se iniciar preferencialmente no mês de junho e deve se estender até setembro, de forma a se aproveitar os meses mais chuvosos, por coincidirem com período de repouso vegetativo.
Apesar de a situação irregular ter sido verificada e ofício ter sido encaminhado, a AAECO não encaminhou a denúncia em questão ao Ministério Público, mas o presidente da entidade, Gilnei Rigotto, afirma que há outras solicitações, que tiveram de ser encaminhadas ao MP:
“No mês de agosto enviamos dois ofícios ao Ministério Público a respeito de dois ofícios que não foram respondidos: um a respeito das dimensões dos contêineres para as coletas mecanizadas e outro de coleta do Arroio Burati. A questão das mudas, enviamos o ofício como uma forma de orientação, para que da próxima vez sejam plantadas de forma correta”, salientou.
O que diz a prefeitura?
A prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente afirma que:
“Todos os plantios feitos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente são planejados. Desde o levantamento dos locais, escolha das espécies mais apropriadas para cada local, tamanho de mudas, tutoramento, adubação e demais critérios.
Sempre seguindo as normas de arborização urbana. Além disso, os plantios tem acompanhamento do técnico responsável. Inclusive o plantio das 850 mudas de 2018 teve todo acompanhamento técnico. Presamos pela qualidade do meio ambiente, e estes detalhes são essenciais para que tenhamos uma cidade ainda mais arborizada no futuro.”