A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é mais uma entidade a se mostrar preocupada com a descrença do brasileiro na política. Nesta segunda-feira (20), o presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, esteve na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, onde apresentou detalhes da campanha “Vote Consciente”, lançada pela OAB.
Na avaliação de Breier, as eleições de 2018 se apresentam como o momento mais importante da história brasileira desde a redemocratização. Para o presidente da OAB, no entanto, a crise política enfrentada pelo país está afastando os brasileiros do processo eleitoral. “A campanha que existe hoje é o voto negativo, é o voto do ódio, o voto do não. Nós entendemos o contrário. Tem que ser o voto do sim. O voto como forma de mudança. E a única mudança que se dá é no voto”, defendeu.
A fala do presidente da OAB é corroborada pelos dados. Segundo o IBGE, seis em cada 10 brasileiros não sabiam em quem votar no dia da eleição em 2014. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, 1,8 milhão de jovens de 16 e 17 anos não fizeram o título de eleitor e vão abrir mão de participar do processo eleitoral neste ano.
A campanha vote consciente atua em dois planos: o primeiro é promover debates com a sociedade civil, apresentando o cenário político e despertando a consciência crítica da população. Em um segundo momento, uma ferramenta com uma espécie de avaliação dos candidatos será disponibilizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral. A ideia é oportunizar ao eleitor avaliar qual tipo de votação o candidato fez e saber quantos e qual o teor dos projetos que apresentou.
Eleições para deputado serão fundamentais
Durante a fala, Breier deixou claro que, para ele, as eleições para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa serão cruciais para o futuro do país. Segundo uma pesquisa, divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), 79% dos 513 deputados federais tentarão a reeleição em outubro. A projeção é de que 75% deles consigam se reeleger. Na opinião de Breier, o planejamento é crucial para pensarmos em uma renovação. “Temos que pesquisar, assim como pesquisamos e planejamos várias coisas na nossa vida particular, o candidato em que vamos votar”, finalizou.