
Primeiramente, bom dia, boa tarde ou boa noite aos nossos queridos leitores do Portal Leouve, com enorme prazer que eu, Lucas Conci, na companhia do meu amigo Mateus Scussel iremos uma vez por semana presentear vocês com uma história sobre o mundo dos automóveis e as suas curiosidades diversas. Desde pequeno, carros nos despertam a atenção, dos mais diversos tipos, cores e tamanhos, porém com um apelo emocional aos carros esportivos denominados como “hatchback” na indústria automotiva.
O fato de, poder aliar um custo benefício, sem a necessidade de se ter um carro tração traseira e, não custar um absurdo de dinheiro (Hoje não mais) o Golf GTI sempre foi o mais emblemático dos hot hatches disponíveis no mercado, tanto europeu, quanto brasileiro a partir do ano de 1994, importado diretamente do México o Golf MARK 3, mais conhecido como MK3 com o significado referente ao “modelo” das gerações criadas pela marca.
O GTI não foi o primeiro hot hatch da história, mas com certeza um dos mais emblemáticos de todos hatches fabricados nos últimos tempos, lançado em 1976, dois anos depois da introdução do hatchback, o Golf GTI adicionou um visual arrojado, aliado a um baixo preço, com um motor mais potente e diversão garantida ao volante com uma receita equilibrada, tornando-se um sucesso de vendas e inspirando a concorrência em criar suas divisões de hot hatches pelo mundo.
Entretanto, como explicar o porquê deste automóvel ter se tornado um sucesso no mundo todo? Pensando nisso (Infelizmente não somos nós que testamos), Ben Collins tentou descobrir acelerando cada uma das gerações do GTI criadas pela emblemática Volkswagen.
O vídeo (em inglês), mostra todos os icônicos GTI’s comercializados pela montadora e, o que cada um destes mudou a cada versão em uma abordagem divertida e bem produzida.
Porém, você deve estar se perguntando, “ok, legal, mas e o que é GTI?” e “De onde surgiu essa sigla?”. Simples: GTI — Gran Turismo Iniezione ou Gran Turismo Injection ou Gran Turismo International: um modelo GT com injeção eletrônica, algo que não era tão comum até o início dos anos 1990. A sigla foi popularizada pelo VW Golf GTi e pelos modelos GTi da Peugeot, porém sua criação é atribuída à Maserati, que usou a sigla pela primeira vez no 3500 GTi de 1961. Com a injeção eletrônica se tornando um padrão da indústria, a sigla passou a ser usada como Gran Turismo International significado usado pela Puma a partir de 1979.
Na próxima semana, iremos introduzir vocês um pouco mais sobre os modelos e, o que cada geração marcou na indústria automotiva mundial, desde o modelo MARK I até o fenomenal MARK 7.5 lançado no ano passado.
Um forte abraço a todos os leitores e, não deixem de comentar através deste contato, deixando o seu feedback sobre e também nos fornecendo ideias de conteúdos e histórias automotivas que devemos escrever por aqui.
Até breve!