Opinião

A safra do vinho é mesmo importante?

A safra do vinho é mesmo importante?

Sim!

Quando vamos escolher um vinho, temos que ter muito cuidado para não decepcionar a nós mesmos, pois às vezes temos ali diversos vinhos que parecem ser incríveis, porém já passaram, já oxidou e seu auge já se foi.

Diante de uma gôndola na loja de vinhos ou na seção de um supermercado, são muitas as opções, e geralmente as pessoas não dão atenção para a safra, que é aquele ano que é sempre exposto no rótulo frontal do vinho, mostrando o ano que a uva foi colhida e o vinho foi elaborado. Mas cuidado, muitas vezes têm no rótulo o ano de fundação da vinícola, que neste caso é outra data (este geralmente fica ali no gargalo da garrafa), e a safra geralmente está no rótulo mesmo.

Alguns vinhos são elaborados para serem guardados por décadas e décadas, portanto neste caso as pessoas compram, memorizam a safra e ficam esperando. Mas haja paciência hein, comprar um vinho incrível e ficar aguardando?! Pois é, alguns vinhos necessitam disso, caso contrário você compra, abre e degusta, e vai perceber que é muito agressivo ou desagradavelmente “forte”. Isso significa que ainda está muito jovem e rígido, e por isso precisam da guarda, mas no mundo são poucos os vinhos de décadas, digamos uma minoria.

E claro que algumas safras no mundo do vinho, são de altíssima qualidade e consequentemente irão produzir excelentes rótulos, com estrutura suficiente para aguentar na garrafa. Mas essa de safra excepcional é algo ainda raro no mundo, já que as mudanças climáticas estão cada vez mais bruscas. Para nós aqui da Serra Gaúcha, safras muito boas foram 2005 e 2007, lembram?!

Mas a melhor parte, segundo Jancis Robinson (especialista Inglesa), a maioria dos vinhos é para ser consumidos jovens ou na idade mediana deles (que seria entre 2 e 6 anos). Por isso sempre que for escolher um vinho, opte pelas safras mais novas, a menos que você tenha a recomendação de alguém na hora da compra, mas na dúvida escolha safras entre  2 e 4 para não errar muito. E sempre que quiser provar o vinho antigo, compre em algum lugar que possas ter auxilio e o entendimento daquele vinho.

No caso de vinhos brancos e rosés, tente buscar safras mais novas entre 1 e 3 anos de idade. Já os tintos você pode ousar um pouco mais e ir além, na média de 5 anos temos excelentes tintos por aí.

Agora memorize, a safra é muito importante para não se decepcionar com o vinho escolhido.

Tim tim!!!