Nesta quinta (18), representantes da Federação Gaúcha de Futebol e do governo do Estado se reuniram para alinhar protocolos de saúde de uma possível volta do Gauchão em três regiões. Porto Alegre, Vale dos Sinos e Serra. Um documento com todas as medidas foi elaborado pela FGF e será avaliado pelo governo.
Nele, é apresentado diversas medidas de segurança para o retorno, além, é claro, de portões fechados para torcedores. O número de profissionais dos clubes deverá ser reduzido e as entrevistas coletivas serão feitas de forma remota. O documento também recomenda aos clubes que seus atletas venham em dois ônibus, para evitar aglomerações, além de já estarem fardados, para evitar o uso dos vestiários.
Para os jogos, a FGF sugeriu a regionalização, disputando partidas somente nos estádios de Porto Alegre (Arena, Beira-Rio e Passo D’areia), São Leopoldo (Cristo Rei), Caxias do Sul (Centenário e Alfredo Jaconi) e Bento Gonçalves (Montanha dos Vinhedos). A única exceção seria o clássico Bra-Pel, que poderá ser disputado na Boca do Lobo, segundo o documento.
A previsão de retorno é para o dia 19 de julho, segundo o documento. Porém, caso haja a necessidade, o torneio pode começar apenas em agosto. Na avaliação da FGF, o Gauchão precisa de 3 semanas para ser finalizado.
Fonte: O Bairrista