Brasil

A pedido do Papa, Igreja celebra dia mundial do idoso e dos avós neste domingo (24)

A solicitação foi atendida pela Diocese de Caxias do Sul, a qual realiza o trabalho da Pastoral do Idoso

Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é comemorado pela Igreja a pedido do Papa Francisco
(Foto: Reprodução)

O Papa Francisco orientou que a igreja comemore neste domingo (24) o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Em respeito a solicitação a Diocese de Caxias do Sul orientou que suas paróquias organizem as suas próprias festividades.

A reportagem do Grupo RSCOM foi conhecer o trabalho da Pastoral do Idoso do bairro Cruzeiro, coordenada pela Lisete Perini. De acordo com Lisete o objetivo da pastoral é fazer visitas aos idosos e levar uma mensagem de alegria, paz, carinho e fé, além de bater um papo. As visitas ocorrem pelo menos uma vez na semana.

A irmã de Lisete, Beatriz Perin segue no mesmo caminho, sendo uma líder. Ambas, assim como outras diversas pessoas que integram a pastoral, são capacitadas para esse trabalho voluntário. Uma das senhoras atendidas pelas irmãs é a dona Guilhermina, de 89 anos.

A moradora da Rua João Vergani, integrava as líderes da pastoral nas visitas, porém com as limitações da idade agora é uma recebedora. Segundo dona Guilhermina é uma alegria ter essa convivência. Ela sempre foi uma mulher de fé e assim segue, além de tentar transmitir isso aos filhos, netos e bisnetos.

Dona Guilhermina nasceu em Caxias do Sul, uma das integrantes de uma família com seus irmãos. Ela nasceu e cresceu na colônia, se casou aos 17 anos e teve filhos. Dois deles já são falecidos. Por todos esses anos criou uma família unida e que sempre esteve presente na igreja.

Tanto Lisete quanto a Guilhermina não concordam que está é a “melhor idade”, ambas acreditam que as limitações da idade e as doenças atrapalham, apesar da grande experiência que possuem atualmente. A melhor idade é quando elas podem ter mais liberdade.

A dona Guilhermina comentou que ser avó é algo especial. Ama-se mais os pequenos do que os adultos. O amor vai aumentando conforme a família aumenta.

Ainda dentro do trabalho pastoral, inclui-se cuidar e alertar sobre golpes e situações de violência. Lisete salienta que nos grupos que ela orienta não houve casos de violência doméstica contra os idosos, mas infelizmente, os golpes financeiros estão sempre presentes.

Na comunidade do Bairro Cruzeiro, em homenagem a esses guerreiros houve uma missa neste domingo às 9h. Os presentes receberam um presente.

O Grupo RSCOM parabeniza todos os vovós e idosos pela passagem desta data.

Confira a entrevista completa: