Opinião

A importância dos diuréticos

A importância dos diuréticos

A nutri Fernanda Godoy Farto voltou! Nesta nova leva de episódios ela começa falando sobre a importância dos diuréticos em nossa vida. Confere as dicas.

É comum as pessoas sentirem que estão “retendo líquidos”. As pernas inchadas no final do dia, com marcas de pressão das meias ou dos sapatos, são um exemplo de edema – termo médico que se refere ao inchaço.

O edema é o resultado do extravasamento de um líquido que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Esse líquido confere o aspecto inchado e brilhante da pele, muitas vezes compressível por acessórios do vestuário ou mesmo com a pressão dos nossos dedos sobre a pele, deixando uma marca, um sulco, transitoriamente.

Primeiro devemos entender os motivos que o nosso corpo acaba retendo liquido. E são por 4 motivos.

  • O primeiro é simples, quando você não oferta uma quantidade básica de água durante o dia naturalmente o corpo acaba retendo líquidos. E não adianta se dedicar em ingerir a quantidade certa em um dia e no outro ignorar totalmente. Os resultados são diários, ou seja, tomou hoje a quantidade certa não retém, não tomou retém.
  • O segundo motivo é a sua alimentação. Todo e qualquer carboidrato (pão, arroz, macarrão, batatas, frutas) retém liquido. Então se você está comendo em excesso, bingo! A sua retenção está vindo daí mesmo. E dentro desse segundo motivo alimentos inflamatórios como glúten pioram a retenção.
  • O terceiro é o sedentarismo. Se você permanece a maior parte do tempo sentado e ainda de perna cruzada, a retenção vai aparecer. Os músculos quando exercitados causam a drenagem linfática, simmm! Ou você achou que drenagem era só com a famosa massagem?
  • E o quarto motivo são problemas renais, cardíacos, hepáticos, tireoide, medicamentos e reações alérgicas.

Agora se você não tem nenhum problema de saúde, está fazendo a dieta certa ou seja controlando seus carbos, se exercitando, bebendo água e ainda está com um pouco de retenção ou apenas quer melhorar a estética do shape do verão, você pode apostar nos diuréticos naturais. Confere os meus preferidos!

  • Dente-de-leão: é uma planta popular para aumentar a produção de urina e eliminar a retenção de líquidos. Esta planta funciona como diurético natural porque é rica em potássio, um tipo de mineral que atua nos rins aumentando a produção de urina.
  • Cavalinha: é outro diurético natural muito utilizado na medicina tradicional, uma revisão feita em 2017 refere que o efeito diurético da cavalinha pode ser comparado com o do remédio hidroclorotiazida, que é um diurético produzido em laboratório.
  • Hibisco: parece aumentar significativamente a quantidade de urina produzida e, segundo um estudo feito em ratos, tem um efeito semelhante a alguns diuréticos sintéticos produzidos em laboratório, como a furosemida e a hidroclorotiazida.

Além disso, outra investigação também feita em ratos, concluiu que a composição em antocianinas, flavonoides e ácido clorogênico do hibisco parecem regular a atividade da aldosterona, um hormônio que controla a produção de urina.

Como usar? Você pode tomar em forma de chá gelado no verão ou ainda tomar em capsulas. Mas para isso procure orientação do seu nutricionista.

A loja Tudo em Grãos

A Tudo Em Grãos é uma loja especializada na venda de produtos saudáveis e naturais, vendidos a granel e pensados para satisfazer a praticidade no dia a dia. Ao visitar a loja de Bento Gonçalves você vai encontrar uma grande variedade de chás, inclusive os indicados pela nutricionista Fernanda, grãos, sementes, cereais, frutas secas e farinhas, todos com venda a granel. Ainda contemplam o mix da loja,  temperos, sucos, produtos orgânicos, funcionais, sem glúten e sem lactose. A loja fica localizada na Av. Planalto, 698 (andar térreo), no Bairro Planalto, ao lado do Hotel Viverone.