Bom dia, boa tarde ou boa noite, caros leitores do Portal Leouve, hoje vamos comentar sobre um assunto, que é simples e rápido, porém muitas pessoas não tem o hábito de conferir com certa frequência, a calibragem dos pneus de seus veículos. Iremos abordar temas desde como “calibrar” ou regular os pneus de seus veículos, vantagens de manter os pneus sempre com a calibragem em dia, problemas que podem ser causados devido à má calibragem dos pneus, qual o tempo ideal para se verificar e algumas dicas para ajudar aumentar o tempo de vida útil de seus pneus.
A calibragem de longe é uma das manutenções mais simples, práticas, rápidas e menos custosas para o consumidor, basta você parar seu veículo em algum Posto de Combustíveis, Autocenters ou borracharias. Quando chegar ao local que há um calibrador, dirigir-se a ele com o seu veículo, parar o mesmo, verificar qual a pressão que deve ser colocada, essa deve-se olhar no manual do veículo, aonde indica qual a pressão ideal para o pneu do seu veículo, após calibrar os pneus, é só guardar a mangueira no equipamento e seguir o que você está indo fazer ou está fazendo.
Essa manutenção simples e rápida é uma obrigação de todo o motorista para que possa manter seu veículo sempre no melhor estado possível de trafegabilidade, pois assim, seu pneu terá uma vida útil maior, e também todo o conjunto de suspensão havendo uma economia maior andando com os pneus na calibragem correta.
Quando calibrados os pneus, conforme o manual do veículo, ele tende a ter uma economia maior de combustível, aonde os números de gasto de um veículo com os pneus 20% abaixo da calibragem ideal, podem ter um consumo de até 5% maior. Outras desvantagens de se manter o veículo com os pneus descalibrados são que em uma pista molhada o veículo pode perder aderência causando uma aquaplanagem, podendo se tornar em uma colisão grave e também podem ocasionar que em uma frenagem bruscas o veículo demorar um tempo mais elevado para parar, assim podendo também causar alguma colisão e em outros casos, por exemplo, no caso de veículos maiores como SUVs e Caminhonetes pode ocorrer até capotagens devido à má ou falta de calibração dos pneus. Mas não é só falta de calibragem que pode trazer problemas ao desempenho e economia do veículo, quando a calibragem do pneu é maior do que o mesmo suporta ou que é aconselhado pela empresa que produziu o pneu ou conforme o manual do veículo, pode ocorrer do veículo tem excesso de pressão nos pneus, ele deixa de te contato com o solo, prejudicando exponencialmente a frenagem do veículo e em veículos maiores pode ocorrer até perca da estabilidade do mesmo.
Para verificar se a calibragem dos seus pneus ou quanta pressão vai nos mesmos, é só consultar o manual do seu veículo, ou no lado da porta do motorista ou na tampa do tanque de gasolina, aonde consta um adesivo que diz qual a melhor pressão que seu veículo suporta para que tenha o melhor desempenho, maior economia de combustível e menor desgastes dos pneus e peças dos seus veículos. Nos pneus também é possível saber qual a melhor pressão que eles suportam para que tenham o melhor desempenho possível, sem causar nenhum problema para os ocupantes do veículo, para isso, basta, identificar no próprio pneu possui na parte interna qual a pressão ideal de rodagem para o mesmo. Para ter um menor desgastados pneus e componentes da suspensão os pneus devem ser calibrados a cada quinze dias, deve ser verificada com os pneus frios (num posto não mais do que 2 km distante da casa do consumidor). O estepe também precisa ser examinado e calibrado com uma pressão maior de até 5 psi acima dos demais.
Manter os pneus dos seus veículos sempre calibrados, não só ajudam você a proteger os motoristas ao seu redor, como protege você e as pessoas que estão contigo no seu veículo, evitam acidentes que são facilmente podem ocorrer por um erro que pode ser corrigido rapidamente e de quebra o veículo fica mais econômico, não somente no combustível, mas também a com a vida útil dos pneus e de muitas peças que compõem a suspensão do veículo são aumentadas, colaborando com o bolso na hora da manutenção. Mas lembrando não é porque o veículo está com os pneus calibrados, que não deve ser feita a manutenções básicas e corretivas para deixar o seu veículo em dia e nas melhores condições possíveis de trafegabilidade.
Nos siga nas redes sociais:
Instagram: @canalhotlap
Youtube: @Hotlap!
Até breve!