
Nas empresas é de praxe identificar o público-alvo para poder se posicionar corretamente no mercado atingindo estes possíveis clientes.
Isto não é diferente para os destinos turísticos, conhecer o perfil do turista que frequenta a região é muito importante, pois auxilia na tomada de decisões em diversas questões, como por exemplo, na promoção e divulgação e na influência da quantidade de pessoas no local.
Saber o número de turistas que circulam na região é fundamental para analisar a capacidade de carga do mesmo. Assim, é possível identificar se esta cidade comporta este número de turistas; como isto influencia na rotina do cidadão; e como este fluxo altera setores como segurança e saúde.
Quando identificamos o perfil do turista as ações de marketing são muito mais proveitosas, pois atingem diretamente o turista-alvo do destino turístico.
Um exemplo real é o da cidade de Bento Gonçalves que já divulgou a pesquisa sobre o perfil dos turistas que visitaram a cidade nos 9 primeiros meses de 2018. Os dados mostram que 1 milhão de turistas conheceram a Capital Nacional do Vinho. Destes, 46% são do Rio Grande do Sul. O motivo das viagens é o lazer. A maioria (36%) são casais sem filhos. E o roteiro rural mais apontado na pesquisa foi o Vale dos Vinhedos, que obteve 270.703 visitas neste período (Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, 2018).
Estas informações são um verdadeiro presente para as empresas turísticas que se localizam na região desta pesquisa. Pois, elas conhecerão os turistas que frequentam a região, podendo assim, criar experiências turísticas marcantes para eles.
Nesta lógica trabalhar com jantares harmonizados; mimos especiais nos hotéis; eventos que celebrem o dia dos namorados; piqueniques ao ar livre; organização de cenários para belas fotos a dois, são algumas das opções que podem ser implantadas nos atrativos turísticos, basta despertar a criatividade.
O benefício desta pesquisa também atinge as redes sociais, pois o gestor saberá direcionar suas postagens chegando até o turista potencial, otimizando o tempo e o investimento financeiro.
Com isso, percebe-se a importância da pesquisa para o destino turístico, auxiliando no planejamento tanto do setor público quanto do privado.
Para saber mais sobre a pesquisa de demanda turística de Bento Gonçalves acesse o site da Secretaria de Turismo.
Por fim, quando você finalizar a pesquisa de demanda na sua empresa ou destino turístico é importante que o próximo passo seja priorizar a hospitalidade no momento de receber o turista. Sobre este tema tem um texto especial aqui no blog, convido-o a praticar esta leitura.
Até mais!