A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial se deu por meio da Força Expedicionária que enviou mais de 25.000 pracinhas, dentre eles 121 soldados e 12 civis voluntários de Caxias do Sul e da região nordeste do Rio Grande do Sul. Para ressaltar a importância destes soldados que representaram o Brasil na guerra, no dia 09 de agosto, a partir das 8h, acontecerá no Museu dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial, uma celebração alusiva aos 80 anos da FEB.
No evento, acontecerá o hasteamento da bandeira nacional. Além disso, o Coronel de Infantaria com 30 anos de serviço, Luiz Ernani Caminha Giorgis, autor das obras “Brasil – Linha do Tempo”, “O Duque de Caxias Dia a Dia”, “O Brasil na I Guerra Mundial – O Centenário da Grande Guerra”, “O Dia a Dia da FEB na 2ª Guerra Mundial”, “Rio Pardo e a Defesa das Fronteiras” e “Cronologia da Guerra do Paraguai”, irá ministrar a palestra que tem como tema, “A Participação Brasileira na Segunda Guerra Mundial – FEB a ‘Cobra Fumou’”.
Ainda, no GNC Cinemas, localizado no Shopping Villagio Caxias, haverá uma sessão, às 10h, do filme “A Estrada 47”, baseado em fatos reais, sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. A entrada é gratuita, porém é necessário realizar a inscrição pelo e-mail [email protected].
Além disso, haverá uma exposição intitulada “Força Expedicionária Brasileira – 80 anos: a cobra fumou” que apresenta uma breve narrativa da participação dos soldados na Segunda Guerra Mundial. Assim, a partir dos acervos do Museu da FEB de Caxias do Sul, Arquivo Nacional e da Casa de Oswaldo Cruz, a mostra que abre para visitação no dia 07 de agosto, e fica até o dia 14 do mesmo mês, das 10h às 22h, no Shopping Villagio, reúne documentos textuais e iconográficos deste acontecimento.
No final da celebração acontecerá a outorga de quatro Medalhas da Vitória Inter-Aliada para pessoas que colaboraram no projeto dos 80 anos da FEB. Esta medalha foi criada em 2015 pela Liga da Defesa Nacional, em conjunto com a Academia de História Militar Terrestre do Brasil. Tem por objetivo homenagear pessoas e instituições que ajudam manter vivas a história e os feitos de nossos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial.
Também será outorgada a Medalha do Bicentenário da Independência do Brasil, para o coronel Luiz Ernani Caminha Giorgis, que é integrante da Academia de História Militar Terrestre do Brasil. A medalha tem por objetivo, reconhecer a dedicação e o trabalho de personalidades, cidadãos, entidades e autoridades – brasileiros e estrangeiros – que tenham colaborado com a ordem e o progresso do Brasil ao longo de sua história.
O evento é promovido pela Diretoria de Museus e Memória da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Prefeitura Municipal, Gabinete do vereador Alexandre Bortoluz, Liga da Defesa Nacional, 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe) e Colégio Tiradentes da Brigada Militar.
Museu dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial
O Museu da FEB de Caxias do Sul, sendo um local dedicado à memória dos combatentes brasileiros na II Guerra Mundial, é um dos últimos espaços mantidos em sua originalidade. Foi aberto em 1976 pela Associação Nacional dos Veteranos da FEB da região nordeste do Rio Grande do Sul. Recebe visitação de terça a domingo, das 10h às 16h.
Em 2005 foi iniciado o processo de modernização do espaço físico e museográfico que culminou com a reinauguração em 14 de junho de 2007. Fotografias, documentos, objetos de uso pessoal, armas, uniformes e equipamentos doados pelos ex-combatentes formam o conjunto de aproximadamente mil elementos expostos no primeiro pavimento.
No subsolo encontra-se espaço de convivência, mantido em sua originalidade e denominado “Casamata do Pracinha”. Ali realizavam a confraternização mensal dos ex-combatentes, no tradicional almoço da primeira quarta-feira, reunindo amigos e familiares.
Programação
8h – Abertura do evento com hasteamento da bandeira nacional;
Café da manhã;
10h – Sessão do filme “A Estrada 47″, no GNC Cinemas, no Shopping Villagio Caxias;
14h30min – Palestra, “A Participação Brasileira na Segunda Guerra Mundial – FEB a ‘Cobra Fumou’”
16h30min – Outorga de Medalhas
17h – Encerramento