Na manhã desta sexta-feira, (24), o 6º Batalhão de Comunicação (Bcom) de Bento Gonçalves realizou solenidade em comemoração ao dia do soldado, ao Patrono do Exército Brasileiro Duque de Caxias com entrega de medalhas a civis e militares que se destacaram por sua atuação ou tempo de serviço.
A solenidade se daria no pátio do 6º Bcom, precedida da chegada do Fogo Simbólico da Pátria pela Liga da Defesa Nacional. Em função da chuva o evento foi transferido para o CTG da unidade militar com representações das escolas, autoridades civis e militares.
Problemas com a logística do Fogo Simbólico da Pátria, impediram a chegada da chama e a solenidade se dará na semana que vem, a exemplo, do juramento à Bandeira Nacional pelos 130 militares que ingressaram este ano, que está agendado para quinta-feira (30).
Dois civis e sete militares receberam medalhas. A Medalha Exército Brasileiro foi entregue a dois empresários, Paulo Vicente Calefi do setor de transportes e Daniel Dalgnol Ruas Amantino diretor de uma fábrica de armas.
A Medalha do Pacificador foi conferida ao sargento Erci Scarsel dos Santos pelos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro. Três outros militares receberam a Medalha Militar pelo tempo e conduta na realização de serviços. Três soldados foram homenageados por praça distinta, melhor aptidão física e melhor atirador combatente.
Em sua manifestação, o Comandante do 6º Bcom Coronel Marinho reverenciou um dos vultos da Pátria e Patrono do Exército Brasileiro, Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, na promoção da pacificação e integração nacional.