Estado

68 mil clientes da RGE estão sem energia na tarde desta terça-feira

Serra é uma das quatro áreas mais afetadas pelos danos do temporal na rede elétrica. Estradas bloqueadas dificultam o trabalho da concessionária

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Dados da Rio Grande Energia (RGE), revelam que, no início da tarde desta terça-feira (30), 68 mil clientes estavam sem energia elétrica, na área de abrangência da concessionária, no Rio Grande do Sul. A causa é a sequência de chuvas que atingem o Estado, com vento e descargas atmosféricas.

A chuva e o vento forte causaram sérios danos à rede de distribuição, impactando o fornecimento de energia. A interrupção ocorre, principalmente, por galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento à fiação.

Conforme levantamento da RGE, dos 68 mil clientes sem energia, cerca de 8,9 mil estão em áreas alagadas, e a energia foi desligada por segurança. A Serra Gaúcha é uma das regiões mais afetadas na área da concessionária. As demais são os Vales do Taquari e do Rio Pardo, e a região Central do Estado.

De acordo com a direção da empresa, um fator que dificulta o trabalho das equipes de manutenção são os bloqueios de estradas. Com a interrupção total de trechos de quatro estradas federais (BRs) e 16 rodovias estaduais (RSs) não há possibilidade de atender as ocorrências.

A concessionária alerta que, em situações como a atual, a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento.