O 5º Encontro Estadual de Olivicultura começa nesta quinta-feira (17), no auditório da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre. A atividade tem como objetivo integrar a pesquisa, a assistência técnica, os produtores e as empresas apoiadoras do desenvolvimento da olivicultura no Rio Grande do Sul.
No primeiro dia serão cinco painéis técnicos, em que especialistas do Brasil e do Uruguai falarão sobre o panorama da olivicultura, comportamento de cultivares, práticas e manejo e normas legais. O encontro termina na sexta-feira (18) com visitas técnicas a um olival em Sentinela do Sul e a um viveiro em Barra do Ribeiro.
O coordenador do Programa Pró-Oliva, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Paulo Lipp, vai participar do painel sobre o Panorama da Olivicultura do Rio Grande do Sul. “Nós vamos apresentar um relato desde os primeiros plantios, no início dos anos 2000, e a evolução até a situação atual, mostrando todo processo de adaptação, dos erros e acertos e os rumos da produção de olivas no estado gaúcho”, destaca Lipp.
O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro da Olivicultura (Ibraoliva), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e Emater/RS-Ascar. Informações e inscrições no site do Ibraoliva ou pelo email [email protected]
Com informações: SEAPDR